Trânsito e Cidadania - Quinta-feira, 04 de Maio de 2017

Campanha Maio Amarelo visa diminuir acidentes

Campanha Maio Amarelo

Campanha Maio Amarelo visa diminuir acidentes

Amarelo é a cor da atenção, do alerta. Muito utilizada nas sinalizações do trânsito, ela favorece uma maior visibilidade. Não é a toa que no semáforo ela antecede a cor vermelha, para uma parada. Durante todo o mês de maio será realizada a Campanha Maio Amarelo, numa parceria entre a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Trânsito, Guarda Civil, Artesp e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Essa é uma campanha de nível mundial, e vem de encontro com campanhas educativas e preventivas realizadas ao longo do ano pela Guarda Civil Municipal de Itapetininga. A Campanha Maio Amarelo deste ano trará muitas atividades, além da distribuição de material explicativo e algumas novidades.

As atividades terão início no dia 5 de maio, com uma palestra na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), com o tema Direção Defensiva, às 14h, no Auditório da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento.

Também serão realizadas palestras preventivas em dois colégios particulares, no dia 10, nos períodos manhã e tarde. E, como forma de chamar a atenção dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres serão colocadas faixas com frases de conscientização no trânsito.

Entre as novidades deste ano estão os Anjos da Guarda, com a encenação de três atores vestidos de anjo, nos principais e mais movimentados cruzamentos da cidade. As apresentações serão nos dias 15, 17, 19, 23, 25 e 27 de maio, e contarão com banners com frases sobre prevenção de acidentes no trânsito.

Numa parceria com a Artesp, outra atividade inédita serão os óculos de realidade virtual, que consiste em um filme de 2 minutos simulando um motorista embriagado ao volante. O evento será destinado a jovens com idade acima de 14 anos e adultos, pois contém cenas fortes. Será no dia 18, das 9h às 17h, em frente ao Fórum Criminal, na Avenida Peixoto Gomide.

No dia 21, a partir das 9h, haverá um passeio ciclístico na Marginal do Chá. Em uma parceria com grupos de ciclismo e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, a saída será em frente ao Ginásio “Ayrton Senna da Silva”, na Vila Barth. O percurso terá aproximadamente 5 km pela Marginal. Podem participar crianças, jovens e adultos. Haverá premiação com medalhas aos vencedores e também à bicicleta mais antiga, o ciclista com mais idade, o ciclista mais novo, a bicicleta mais enfeitada, a bicicleta mais antiga, a bicicleta mais diferente.

E para fechar com chave de ouro a Campanha Maio Amarelo, a partir das 8h do dia 28 de maio, será realizada uma caminhada e corrida no Circuito Municipal “Correr e Caminhar com Saúde”. A saída será em frente ao Sesi, onde será montada uma tenda e haverá distribuição de panfletos explicativos. Para quem quiser participar da caminhada ou da corrida e receber medalha de participação, deve fazer a inscrição gratuitamente, a partir do dia 15, no site da Prefeitura. A inscrição será uma troca solidária, pois quando os participantes forem retirar o número de peito, deverão doar um cobertor, novo ou usado, que será entregue às famílias necessitadas, durante a Campanha do Agasalho.

Trânsito no Brasil

O trânsito no Brasil é considerado um dos mais violentos do mundo. Os números assustam. De acordo com a OMS são 43 mil mortes por ano no país, sendo o maior registro na América do Sul. Por todo o mundo, o trânsito mata anualmente mais de 1,25 milhão de pessoas.

O Brasil cumpre quatro dos cinco principais fatores de risco no trânsito, que são: uso de cinto de segurança, capacete, limite de velocidade, segurança para crianças e proibição de ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir.

Segundo a OMS, os países de baixa ou média renda acumulam 90% das mortes no trânsito, enquanto somam 54% dos veículos no mundo. A Europa tem as menores taxas per capita, e a África, as maiores.

Em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. É possível notar que essas mortes também estão intimamente conectadas ao IDH (índice de desenvolvimento humano), que, por sua vez, tem por base a educação, a longevidade e a renda per capita. Dentre os 10 países mais violentos do planeta não aparece nenhum do grupo do capitalismo evoluído e distributivo, fundado na educação de qualidade para todos, na difusão da ética e no império da lei e do devido processo legal e proporcional (Dinamarca, Suécia, Suíça, Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Áustria, entre outros).

O Brasil somente deixará de ser um país violento no trânsito quando o Estado, fizer a sua parte com sinalização, estudos e fiscalização, e a sociedade civil, ou seja, a população, também cumprir as leis de trânsito, não beber para dirigir, não falar ao celular, atravessar na faixa de pedestres, enfim, obedecer as regras de trânsito, isso tanto motoristas, motociclistas, quanto ciclistas e pedestres.

Em países como Áustria, Austrália, Nova Zelândia, Islândia, Canadá, Alemanha, Coreia do Sul entre outros contam em média com 5/6 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto no Brasil essa taxa é de 23,4 mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes.