Trânsito e Cidadania - Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Prefeitura de Itapetininga pede atenção dos pais com o transporte escolar

Prefeitura de Itapetininga pede atenção dos pais com o transporte escolar

Na volta às aulas, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Trânsito recomenda que os pais ou responsáveis verifiquem a regularidade do veículo e do motorista antes de contratar o serviço para transportar crianças e adolescentes em idade escolar.

Cerca de 135 veículos compõem a frota de vans legalizadas para o transporte escolar no município. Para exercício da atividade, o veículo precisa ser inspecionado no mesmo município de registro. Os veículos autorizados para realizar o transporte dos alunos deverão portar um Selo de Autorização da Secretaria de Trânsito no parabrisa.

O período e o prazo de validade do Selo é de seis meses, na cor verde, com validade para o 1º Semestre de 2024. Para o 2º semestre os adesivos serão de outra cor.

Caso a documentação não esteja em dia, o motorista pode ser penalizado por infração gravíssima com multa de R$1.467,00, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo ao pátio.

A regularização, os selos e mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Trânsito, que fica à Praça Gaspar Ricardo, n. 1, no Centro.

Condutor também autorizado

O artigo 138 do CTB também prevê a autorização para o condutor. Com esse documento, os pais terão a garantia de que seus filhos estão sendo conduzidos por motoristas conscientes, com o devido curso e com certidão negativa de antecedentes criminais para homicídio, roubo, estupro e corrupção de menores.