Trânsito e Cidadania - Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024

CCR SPVias realiza ação de segurança para motociclistas em Itapetininga

CCR SPVias realiza ação de segurança para motociclistas em Itapetininga

A CCR SPVias, com o apoio da Prefeitura de Itapetininga, realizará na próxima terça-feira (09/01), na praça Peixoto Gomide, área central do município, ação de segurança para motociclistas, reforçando orientações sobre segurança no trânsito, dicas e cuidados para pilotar de forma defensiva.

A ação também contemplará a instalação de antena nas motos, alertando os motociclistas sobre os riscos oferecidos pelas linhas de pipa com cerol.

A Concessionária também reforçará as equipes operacionais, para inspecionar as rodovias, especialmente em trechos urbanos, para conscientização de crianças e jovens que brincam de pipa às margens das rodovias.

Legislação

No estado de São Paulo, a Lei nº 17.201, de 2019, proíbe o uso do cerol em linhas de pipas. A lei inclui ainda qualquer outro material cortante aplicado à linha e abrange ao uso, a posse, a fabricação e a comercialização da mistura cortante. Caso a lei seja descumprida, a pessoa responsabilizada deverá pagar uma multa equivalente a R$1.326,50 reais. No caso de descumprimento por parte de estabelecimentos, a multa pode chegar a R$132 mil reais.

Mais informações sobre penalidades e multas que envolvam o cerol podem ser consultadas na página de internet da Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo:

Orientações:

• Empine pipa longe da rede elétrica e da rodovia;

• Procure espaços como parques, praças e campos de futebol;

• Cuidado com ciclistas e motociclistas. As linhas da pipa podem não ser visíveis e isso causa acidentes graves;

• Não suba em lajes e telhados para empinar pipa;

• É proibido o uso de cerol ou qualquer outra substância semelhante que possa ser aplicada na linha da pipa (Lei Estadual nº 12.192);

Serviço

Local: Praça Peixoto Gomide (Calçada das Três Escolas Principais) – Centro de Itapetininga

Data: 09/01/2024 - Terça-Feira

Horário: 08 às 12hrs