Gabinete - Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2015

ITAPETININGA PASSA A INTEGRAR A REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

ITAPETININGA PASSA A INTEGRAR A REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA

Em visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba nesta quinta-feira (10), o chefe do executivo anunciou a futura inclusão de Itapetininga na Região Metropolitana de Sorocaba (SP). Além do Prefeito, diversos convidados também participaram da solenidade. A colocação de Itapetininga na RMS vai ajudar a melhorar o desenvolvimento da cidade em diversos aspectos, além de consolidar a integração com os 26 municípios que agora serão pensados em conjunto.

Atualmente, como membro do Conslho de Desenvolvimento da RMS, a Prefeitura já detém poder deliberativo sobre as propostas apresentadas, com foco no desenvolvimento do município.

A Região Metropolitana de Sorocaba concentra uma população aproximada de 1,7 milhão de habitantes e conta com os municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Itapetininga passará a ser um dos 12 municípios localizados no eixo das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares, com economias baseadas em atividades industriais com papel relevante na produção estadual de minérios, como cimento, calcário, rocha ornamental, pedra brita, argila, complexos carbonatíticos e tungstênio.

“A região metropolitana é um instrumento importante para a integração da região, para o desenvolvimento das regiões. Era um velho desejo de Itapetininga participar da RMS e agora, com a aprovação na assembleia legislativa, teremos com certeza, a atração de investimentos e o desenvolvimento maior do município”, afirmou o Chefe do Executivo.

“Também é importante lembrar que dentre as regiões metropolitanas, a nossa RMS é a que possui a maior produção agrícola, sendo que Itapetininga tem o 1º PIB Agrícola do Estado de São Paulo”, continua.

A região está estrategicamente situada entre duas outras importantes regiões metropolitanas do país: São Paulo e Curitiba, além de manter limite territorial e processo de conurbação com a Região Metropolitana de Campinas.

Entre os principais benefícios da RMS estão a atração de empresas e mão de obra para os municípios, descentralização de investimentos e integração do transporte intermunicipal estudantes, idosos e PcD. Além disso, merece destaque o aumento do limite para financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida, gerando mais empregos e desenvolvimento.