Gabinete - Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014

Está aberto o período de Alistamento Militar

Alistamento Militar

Está aberto o período de Alistamento Militar

Já começo em todo o Brasil o período de alistamento para o Serviço Militar, conforme o Plano Geral de Convocação para 2015 do Ministério da Defesa. O Plano, que regula o Serviço Militar inicial, estabelece que os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 participem do processo seletivo.

Convocados

Os jovens nascidos em 1996 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar Municipal (Avenida Francisco Válio, 428, Centro) levando certidão de nascimento ou outro documento (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3x4. O prazo para o alistamento militar termina no dia 30 de junho de 2014.

Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças. Pessoas com deficiência têm de mostrar atestado médico. Todos os documentos precisam ser apresentados em suas versões originais. No ano passado, mais de 2 milhões de jovens se alistaram nas Juntas de todo o País. Cerca de 92 mil foram incorporados pelas Forças Armadas.

O Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 15h30. Mais informações 3271-1669

Dever

O alistamento é um ato obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Aqueles que perderem o prazo de alistamento só poderão participar da seleção em 2015, para incorporar apenas em 2016.