Gabinete - Segunda-feira, 18 de Novembro de 2013

Fundo Social faz a diferença na vida de aluna

FSS

Fundo Social faz a diferença na vida de aluna

Para muitas pessoas, o Fundo Social é um importante meio de capacitação profissional e geração de renda. Os cursos preparam para o mercado de trabalho, permitindo também que os alunos trabalhem por conta própria, colocando em prática o que aprenderam.

É o caso de Simone Ribeiro de Lima. Atualmente, ela faz o curso de Pintura em Tecido, mas não é a primeira vez que procura se atualizar no Fundo Social. “Já fiz os cursos de Manicure, Biscuit, Patchwork, Bordado e ano que vem gostaria de fazer o curso de Cabeleireiro”, conta.

Após o primeiro curso, o de Manicure, em 2006, Simone trabalhava em um salão e em domicílio. “Além de ser uma forma de ajudar a sustentar a casa enquanto minha filha era pequena, o trabalho me ajudou a enfrentar a depressão”.

Mas o curso que ela mais se identificou foi o de Biscuit. E para trabalhar da melhor maneira, Simone montou um pequeno espaço em casa, onde, com a ajuda da filha, prepara encomendas de artigos para festas.

“Quinzenalmente eu tenho bastante trabalho com as encomendas de bolos, noivinhos e lembrancinhas. Acredito que o artesanato é mais que um trabalho, é também uma terapia, que também me ajudou muito quando tive depressão”, declara.

Simone também dá dicas de economia para manter seu negócio: “Controlo todo o faturamento. Tudo o que entra com o artesanato eu uso para comprar materiais”. Segundo ela, o artesanato está no sangue, pois o pai trabalha com objetos em madeira e a mãe, a filha e a irmã também fazem aulas no Fundo Social.

Quando trabalhou no salão como manicure teve contato com técnicas para aplicação de química no cabelo. Por isso, quer se aperfeiçoar na área, no curso de Cabeleireiro do Fundo Social e também espera ganhar dinheiro com o trabalho.

Ela finaliza dizendo o quanto o Fundo Social é importante na sua vida. “Para quem tem coragem e vontade, o Fundo Social é um grande incentivo, pois dá todas as condições para aprender e ter uma fonte de renda. Todos os que tiverem esta oportunidade devem aproveitar bem. Ganhar é bom, mas saber fazer é ainda melhor”.