Obras - Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019

Administração reconstrói 41 pontes na zona rural e atende 20 mil pessoas

Administração reconstrói 41 pontes na zona rural e atende 20 mil pessoas

A recuperação das pontes é uma das maiores da história de Itapetininga. A administração reconstruiu 41 pontes que beneficiaram 20 mil pessoas. Foram substituídas 15 ligações de madeira por tubos de concreto, outras 14 de madeira reconstruídas e mais 12 reformadas. Em 30 meses, a administração entregou uma ponte reformada a cada 30 dias. O serviço garante a integração dos moradores aos serviços de saúde, educação e comércio.

Esta agilidade garantiu o atendimento de aproximadamente 40 bairros de todos os distritos rurais. As novas ligações permitem a travessia com segurança sobre os ribeirões e cursos d’água constituindo um sistema viário mais ágil e eficaz. De acordo com a prefeita, o trabalho de revitalização facilita a saída dos produtos agrícolas e a chegada de insumos e apoio de assistência técnica no campo.

Após substituir a Ponte do Ita Recreio por uma de concreto na semana passada, a equipe já se deslocou até o Gramadinho, para solucionar outra travessia antiga que apresenta problemas para o trânsito de veículos. O cronograma da Secretaria de Obras, prevê que depois será feita a manutenção numa ligação no Rio Acima. “Itapetininga conta 240 pontes de madeira, mas que foram infelizmente esquecidas”, destacou a chefe do Executivo.

Com a reestruturação, a administração garante que moradores da área urbana cheguem nestas localidades, como médicos, professores e engenheiros agrônomos. O trabalho de recuperação destas conexões é feito, em sua maioria, com os servidores públicos municipais, o que garante economia de dinheiro público. A reconstrução traz mobilidade e maior segurança aos produtores agrícolas e moradores da região.

Uma avaliação técnica apontou que, em grande parte dos casos, o desgaste foi causado por excesso de peso dos caminhões bitrem e treminhões que realizam a travessia sobre as pontes, possivelmente provenientes do deslocamento de mercadorias, sobretudo madeiras e rações animais. “Todos podem colaborar evitando transitar com o peso além do limite. Hoje os moradores também ajudam a preservar, com limpeza nas margens dos mananciais”, concluiu a chefe do Executivo.

Reconstrução
1 Anta