Administração reconstrói 41 pontes na zona rural e atende 20 mil pessoas

Obras - Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019


Administração reconstrói 41 pontes na zona rural e atende 20 mil pessoas

A recuperação das pontes é uma das maiores da história de Itapetininga. A administração reconstruiu 41 pontes que beneficiaram 20 mil pessoas. Foram substituídas 15 ligações de madeira por tubos de concreto, outras 14 de madeira reconstruídas e mais 12 reformadas. Em 30 meses, a administração entregou uma ponte reformada a cada 30 dias. O serviço garante a integração dos moradores aos serviços de saúde, educação e comércio.

Esta agilidade garantiu o atendimento de aproximadamente 40 bairros de todos os distritos rurais. As novas ligações permitem a travessia com segurança sobre os ribeirões e cursos d’água constituindo um sistema viário mais ágil e eficaz. De acordo com a prefeita, o trabalho de revitalização facilita a saída dos produtos agrícolas e a chegada de insumos e apoio de assistência técnica no campo.

Após substituir a Ponte do Ita Recreio por uma de concreto na semana passada, a equipe já se deslocou até o Gramadinho, para solucionar outra travessia antiga que apresenta problemas para o trânsito de veículos. O cronograma da Secretaria de Obras, prevê que depois será feita a manutenção numa ligação no Rio Acima. “Itapetininga conta 240 pontes de madeira, mas que foram infelizmente esquecidas”, destacou a chefe do Executivo.

Com a reestruturação, a administração garante que moradores da área urbana cheguem nestas localidades, como médicos, professores e engenheiros agrônomos. O trabalho de recuperação destas conexões é feito, em sua maioria, com os servidores públicos municipais, o que garante economia de dinheiro público. A reconstrução traz mobilidade e maior segurança aos produtores agrícolas e moradores da região.

Uma avaliação técnica apontou que, em grande parte dos casos, o desgaste foi causado por excesso de peso dos caminhões bitrem e treminhões que realizam a travessia sobre as pontes, possivelmente provenientes do deslocamento de mercadorias, sobretudo madeiras e rações animais. “Todos podem colaborar evitando transitar com o peso além do limite. Hoje os moradores também ajudam a preservar, com limpeza nas margens dos mananciais”, concluiu a chefe do Executivo.

Reconstrução 
1Anta
2Campo Largo
3Cercadinho
4Conceição
5Gramadinho
6Jurumirim
7Passa Três A
8Passa Três B
9Pescaria
10Rechã
11Rincão
12Sabiaúna
13Várzea
14Viracopos

Reforma 
1Cabaçaizinho
2Araras
3Bairro do Porto
4Conceição
5Passa Três
6Ponte Alta
7Porto A
8Porto B
9Sabiaúna
10Turvo dos Rodrigues
11Turvo dos Rodrigues
12Varginha

Travessias com Tubos 
1Areão
2Caçola
3Cabeceira do Jurumirim
4Campo do Meio
5Claros
6Gramadinho
7Ita Recreio
8Morro Vermelho
9Pescaria
10Pescadores
11Passa três
12Rosinha
13Rechã
14Savioli
15Várzea

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA