Gabinete - Segunda-feira, 11 de Novembro de 2013

Transporte Coletivo

Entenda como funciona o Sistema de Transporte Coletivo

Nova frota de Ônibus

Itapetininga recebe 43 novos ônibus, todos dotados de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, bem como sistema de ventilação, nova estrutura de bilhetagem, carrocerias novas, acentos novos, dentre muitos outros benefícios.

Terminal

O Terminal de Ônibus é a novidade que a prefeitura traz para cidade. Com 8 novos pontos de ônibus duplos, cobertos, com capacidade para 150 pessoas sentadas, inicia na cidade um novo formato de  linhas. A partir de agora, todas as 14 linhas urbanas disponíveis na cidade se encontrão no terminal. Todos que quiserem chegar ao destino de interesse deverão descer no terminal e embarcar no ônibus correspondente sem custo adicional, desde que seja utilizado o Cartão.

O terminal foi colocado num ponto estratégico. A Prefeitura dividiu a cidade estrategicamente e selecionou as novas linhas para que elas cheguem com mais agilidade e conforto para população. Todas as linhas chegam do bairro para o terminal e voltam ao seu ponto de destino no bairro.

Sabemos que isso é uma novidade para cidade e por isso, solicitamos a paciência de toda a população. Muito breve, tudo isso já estará normalizado e não será mais novidade. Todos já saberão do funcionamento do terminal e já estarão familiarizados com as novas linhas.

A empresa Rosa investiu nessa solicitação da Prefeitura e acreditamos que esse é o inicio de um excelente planejamento para o futuro da cidade, que ganhará com agilidade e mobilidade.

Linhas

Todas as linhas foram divididas e estão atendendo melhor aos bairros, pois os ônibus agora entram nos bairros para melhor atender a população, fazendo com que as pessoas não precisem se deslocar de grandes distâncias até os pontos.

Ao todo foram 27 linhas de ônibus na área urbana e rural aprovadas pela Prefeitura. Confira todos os horários no site http://www.itapetininga.sp.gov.br/onibus

Porém, queremos ressaltar que essa fase de implantação das novas linhas está sujeita a alterações e adequações no decorrer dos próximos dias, conforme a necessidade da população. Solicitamos inclusive que qualquer sugestão de melhoria seja encaminhada para o email sac@rosaturismo.com.br ou pelo telefone 156. Todas as solicitações serão avaliadas pela Prefeitura juntamente com a Empresa de Ônibus Rosa e será executada a mudança imediatamente a partir da aprovação dos responsáveis.

Cartão

A empresa Rosa traz para Itapetininga um sistema de bilhetagem eletrônica moderno e já em funcionamento em todos os ônibus operantes.

Com o Cartão as pessoas não necessitam mais andar com dinheiro nas mãos, o embarque de passageiros passa a ser mais rápido e com toda essa tecnologia as melhorias e informações passam a ser mais rápidas minimizando falhas.

Ao todo a empresa disponibiliza 5 cartões:

1.       Cartão Vale Transporte - Cartão voltado para atender empresas

2.       Cartão Cidadão -  Cartão para população em geral

3.       Cartão Estudante - Cartão para Estudantes

4.       Cartão Especial - Cartão para Portadores de necessidades especiais

5.       Cartão Melhor Idade - Cartão para pessoas acima de 65 anos

A tarifa atualmente esta em R$ 1,90 nas áreas urbanas e nas áreas rurais variam de R$ 2,80 a R$ 7,85. Porém, já está na Câmara Municipal um projeto que prevê o preço da tarifa em apenas R$ 1,00.

Idosos e portadores de necessidades especiais precisam comparecer até a agência da empresa na Rua Cel. Afonso, 518 - Centro, portanto seus documentos para cadastramento e retirada de seus cartões gratuitamente.

Perguntas Freqüentes:

1.       Onde posso adquirir meu Cartão?

Você pode adquirir o cartão na Rua Cel. Afonso, 518, Centro. Também será disponibilizado a comercialização dos cartões em algumas lojas na cidade.

2.        Se eu estiver na Vila Regina e quiser ir até a Rodoviária eu pagarei uma ou duas tarifas?

Qualquer pessoa que precise ir de um ponto ao outro na cidade, pagará apenas por uma tarifa. Desde que possua o cartão.

3.       Quanto tempo eu tenho no terminal para fazer a baldeação sem precisar pagar uma nova tarifa?

Uma hora é o tempo que a pessoa tem a partir do momento que ela desce do ônibus.

4.       Sou portador de necessidades especiais, o terminal e os ônibus são preparados para me receber?

Sim, o terminal de Ônibus está equipado com piso tátil em toda sua extensão e todos os ônibus adquiridos pela Rosa seguem as regras da ABNT, sendo assim aptos a receber qualquer portador de necessidades especiais.

5.       Onde posso conferir os horários das linhas de ônibus?

Nos abrigos do Terminal estão adesivados todos os horários e linhas, atualizadas pela empresa. Alem do terminal a população pode acessar o site http://www.itapetininga.sp.gov.br/onibus e conferir online.