Prefeitura realiza Mutirão da Castração neste fim de semana

Saúde - Quinta-feira, 30 de Junho de 2016


Prefeitura realiza Mutirão da Castração neste fim de semana

A Prefeitura de Itapetininga, por meio do Controle de Zoonoses, realizará três dias de mutirão de castração de cães fêmeas no Horto Religioso. Ao todo serão castradas 300 cadelas que já foram cadastradas. O evento também conta com a parceria das ongs que cuidam dos animais, a UIPA, S.O.S e Missão Planeta Terra. Durante os dias 1, 2 e 3 de julho (sexta, sábado e domingo), sempre das 8h as 17h, Itapetininga vai poder conhecer melhor o universo animal e ainda participar de várias ações.

 

As Ongs vão realizar um bazar beneficente para arrecadar fundos para continuar o belo trabalho que vem realizando. Além disso, o pessoal da dengue vai estar presente par alertar a população dos riscos da transmissão da doença. A secretaria de saúde também disponibilizou monitores para orientação em relação a doenças sexualmente transmissíveis.

Mas não é só isso. Serão implantados microchips de identificação e os animais receberão tatuagem de identificação. A utilização dos microchips em PETS é um excelente método de identificação inviolável, permanente e totalmente seguro e confiável. O Microchip é colocado no cão por médico veterinário cadastrado. Uma vez colocado, possibilitará a identificação do animal sempre que ‘scaneado’ por uma leitora, que fornecerá sua numeração na tela.

O secretário de saúde, Fábio Nascimento, explica que o objetivo da ação é garantir o controle de natalidade dos cães, “O excesso de população canina é um problema muito sério em Itapetininga e requer um controle muito apertado de natalidade”. Hoje Itapetininga conta com uma população de aproximadamente 35 mil cães e gatos.

Por que devemos castrar as fêmeas?

 

1.      Evita acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação.

2.      Evita piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.

3.      Evita a “gravidez psicológica” e suas conseqüências como infecção das mamas.

4.      Não entra mais no cio.

5.      Evita o abandono e aumento do número de animais de rua.

6.      Evita a perpetuação de doenças genéticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, sarna negra etc..

7.      Reduz a incidência de tumor nas mamas, principalmente se castrada antes do primeiro cio.

 

Orientações sobre castração

 

•    A idade mínima para castrar seu animal é a partir dos 4 meses e a máxima é até 8 anos de idade.

•    Cadelas no cio não poderão ser castradas

•    Todas as cadelas castradas serão microchipadas

•    Os animais devem estar com as vacinas em dia.

(raiva e V10)

 

•    No dia da castração levar com coleira e guia.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA