A Univesp - Fundação Virtual do Estado de São Paulo, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil-Polo Itapetininga, anunciou, nesta semana, a chegada de dois cursos superiores ao município: engenharia de produção e engenharia da computação. Ao todo, serão abertas 108 vagas.
A chegada dos cursos vem de encontro ao novo momento vivido pela UAB-Itapetininga. Desde o final do ano passado, a administração municipal está desenvolvendo algumas ações para trazer mais opções de cursos superiores e revitalizar o espaço para os alunos, como por exemplo, a chegada de 30 novos computadores. A coordenadora do polo itapetiningano da UAB, Rosangela Nery, comenta.
“Junto com a Prefeitura estamos melhorando nossa estrutura educacional e física. Neste ano já recebemos novos computadores e fechamos os cursos de engenharia da computação e de produção. Hoje, a Univesp é a mais nova e inovadora universidade pública paulista, com objetivo de utilizar a tecnologia a serviço da educação e da cidadania, levando o conhecimento e a educação de qualidade para todo o estado e, em Itapetininga não será diferente.”, comemora Nery.
A Secretária de Educação de Itapetininga, Eliana Sales, também comenta, “A importância educacional para o município é imensurável. O mercado de trabalho cada vez mais busca engenheiros, por isso, estamos realizando um trabalho pensando não só no hoje, mas também no amanhã. É fundamental que Itapetininga possa ser reconhecida como um polo universitário importante da região, e a UAB é um dos pilares fundamentas para que isso possa acontecer”.
Para o Secretário do Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, Renato Coelho, a chegada dos novos cursos tem um impacto direto para o desenvolvimento do setor industrial, “É fundamental para o município a formação de profissionais nessas áreas. Todas as grandes empresas da cidade e da região contam com engenheiros de produção e de computação. O plano em longo prazo para o desenvolvimento de Itapetininga começa já, por isso, a importância dessa nova parceria”.
A parte estrutural não foi deixada de lado e é um dos principais fatores para que a UAB Itapetininga receba mais cursos. O prédio, localizado no Taboãozinho, vem passando nos últimos cinco meses por vários reparos. Já foi realizada a troca de calhas, pintura predial, entre outras reformas. Em breve, deve ficar pronta a rotatória que está sendo construída próxima ao Portal das Figueiras, para facilitar o acesso à Universidade.
Além disso, está sendo revitalizado o espaço verde. O objetivo é oferecer condições melhores aos cursos de Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental. Os alunos plantarão cerca de 400 mudas de árvores nativas da região e, futuramente esse espaço será aberto ao público onde poderão utilizar-se de um jardim sensorial.
Inscrições para o vestibular
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular para os cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção na Univesp – Pólo UAB Itapetininga, a partir do dia 23 de maio. As inscrições vão até às 15h do dia 13 de junho. São 108 vagas, sendo que nos dois primeiros anos, serão divididas em três turmas sendo 36 vagas para aulas às segundas-feiras no período noturno e, consecutivamente, o mesmo número de vagas para aulas às quartas-feiras a noite e aos sábados de manhã.
Os interessados poderão realizar a inscrição pelo site nossorumo.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 67,90. A realização da prova objetiva do Processo Seletivo Vestibular está prevista para dia 26 de junho, às 9h, e terá duração de 4 (quatro) horas. Haverá aplicação de uma redação e de uma prova objetiva constituída por 60 questões de múltipla escolha sobre: I – Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa – 15 questões; II – Matemática – 15 questões; III – Ciências Humanas – 15 questões; IV – Ciências Naturais – 15 questões.
A matrícula para os cursos será realizada na data prevista de 26/07/2016 para os candidatos convocados para a lista de 1ª chamada.
Sobre UNIVESP:
A Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo é a mais nova e inovadora universidade pública paulista.
Nosso objetivo é utilizar a tecnologia a serviço da educação e da cidadania, levando o conhecimento e a educação de qualidade para todo o Estado.
Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a instituição é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte: www.univesp.br
Sobre a UAB:
O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.
Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física. Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. O objetivo é a disseminação e o desenvolvimento de metodologias educacionais de inserção dos temas de áreas como educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação patrimonial, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual e temas da atualidade no cotidiano das práticas das redes de ensino pública e privada de educação básica no Brasil. O POLO-UAB/ITAPETININGA é o resultado dessa parceria onde, por Iniciativa da Prefeitura de Itapetininga, é fornecida a infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos para que os alunos possam acompanhar os cursos da UAB.
Fonte: portal.mec.gov.br/
ITAPETININGA