Itapetininga consegue fazer trabalho exemplar contra a dengue

Saúde - Segunda-feira, 20 de Maio de 2013


Itapetininga consegue fazer trabalho exemplar contra a dengue

 

O ano de 2012 foi um ano atípico para o surgimento da Dengue em todo o Brasil, houve uma diminuição de 44% em relação a 2011. Na cidade de Itapetininga tivemos 81 notificações de casos suspeitos de Dengue, é importante ressaltar que nenhum deles foi confirmado.  Já em 2013 (até o mês de Fevereiro) o Brasil teve um aumento de 190% em relação a 2012. Até o mês de Maio em Itapetininga, tivemos 143 casos notificados, sendo 18 casos confirmados, 15 deles foram contraídos em outros municípios (casos importados) e 3 contraídos no nosso município (autóctones).

Este aumento de casos no ano de 2013 está relacionado ao surgimento do fenômeno natural El Niño. Este fenômeno provoca um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim os regimes de chuva em regiões tropicais.

Mesmo com este aumento, Itapetininga apresenta um número menor de casos de Dengue do que no restante dos municípios de nossa região, acreditamos que esse diferencial se dá pelo trabalho realizado por nossa equipe na área de educação, comunicação e, principalmente, na agilidade do trabalho realizado em campo nos casos suspeitos e confirmados.

O principal é que toda a população se sensibilize e cada um faça sua parte eliminando os criadouros, a atual campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, reforça a importância de adotar medidas simples, sendo elas as mais eficientes para obtenção de resultados eficazes na prevenção da Dengue;  separando apenas 10 minutos por semana do seu tempo para cuidar do seu imóvel. Para tanto, o ritmo atual da sociedade e a correria do dia a dia, não deve ser barreira para aderir à campanha. 

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA