Cães da GCM contribuem para segurança pública em Itapetininga

Segurança Pública - Quarta-feira, 19 de Junho de 2024


Cães da GCM contribuem para segurança pública em Itapetininga

O Canil da Guarda Civil Municipal de Itapetininga conta atualmente com três cães da raça Malinois e um Pastor Alemão, todos treinados por membros especializados do próprio canil. Esses cães são essenciais no patrulhamento preventivo e em operações de combate ao tráfico de drogas na região.

Os cães foram adquiridos por meio de doações de canis do estado de São Paulo, demonstrando a cooperação entre instituições para fortalecer a segurança pública local.

Esses animais apoiam outras agências públicas em aproximadamente quatro ocorrências mensais, além de participarem diretamente na prisão de sete a dez infratores por mês, tanto em ações individuais quanto em apoio conjunto com outras instituições. As prisões realizadas pelo Canil, que incluem casos de tráfico de drogas, roubo e furto, demonstram sua versatilidade e eficácia no combate ao crime.

A nova sede do canil está em funcionamento desde outubro de 2022 e não se limita apenas atender a Itapetininga, estendendo suas operações para cidades vizinhas quando solicitado pelas autoridades policiais.

Entre as maiores apreensões já realizadas pela GCM, o Canil da GCM localizou cerca de 60 quilos de drogas no bairro São Camilo, em Itapetininga. Na ocasião, a cadela Ákila localizou tijolos de maconha e cocaína, arma, munições e outros objetos enterrados na região. De acordo com informações da GCM, quando auxiliam operações conjuntas com a Polícia Militar Rodoviária, são apreendidas também grandes quantias de entorpecentes.

Outra ocorrência de destaque foi durante operação da Polícia Rodoviária na SP 127. Um caminhão foi abordado para fiscalização. O nervosismo do motorista levantou a suspeita dos policiais que acionaram o apoio do Canil da GCM. A equipe levou ao local a cadela Kira, da raça Pastor Belga Malinois, que apontou para a carroceria do veículo, indicando a presença de drogas. O compartimento de cargas foi aberto e nele foram localizados 188 tabletes de maconha.

Desde que o Canil da Guarda Municipal de Itapetininga foi implantado, em abril de 2019, o número de apreensões de entorpecentes no município aumentou em mais de 600% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quando falamos em “cachorro policial”, duas raças se destacam: Pastor Alemão e Pastor Belga Malinois.O Pastor Alemão é a raça mais famosa de cachorro policial. A habilidade de aprendizado padrão da raça faz com que ela seja utilizada em grande escala para tarefas de salvamento, busca de criminosos, libertação de reféns, proteção e apreensão de materiais ilícitos. Assim como o Pastor Alemão, o Pastor de Malinois é também uma das melhores “raças policiais”, uitlizadas pela polícia, justamente por conseguir desempenhar diversas funções – detecção, patrulha, busca e resgate.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA