Nesta quarta-feira (06) comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma série de ações de educação ambiental no Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”.
O evento foi realizado em uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação.
A EMEF Profª Maria Cecília Rolim Nalesso apresentou uma feira de exposição dos trabalhados realizados pelos alunos e professores durante o segundo bimestre, com temas referentes à preservação e proteção ao meio ambiente.
Os professores apresentaram um teatro chamado "Bujica corre Perigo", uma história que relata a importância da proteção das espécies dos animais, bem como a proteção do meio ambiente.
Durante a exposição houve apresentação individual de cada turma, sendo cada um responsável pela abordagem de um tema específico.
1º A – Animais aquáticos e semiaquáticos em extinção;
1º B – Animais em extinção;
1º C – A importância dos insetos;
2º A, B e C – Flora – Proteção da flora;
3º A, B e C – Uso consciente da água;
4º A, B e C – Como diminuir a poluição dos rios;
5º A, B e C – Os 5 Rs – com foco no plástico
Simultaneamente, os visitantes da Escola Estadual Professor Ataliba Júlio de Oliveira, EMEF Profª Maria Cecilia Rolim Nalesso, EMEF Profª Benedita Vieira Madalena de Almeida e o alunos do projeto Mudas da Cidade da escola da Fazenda do Estado, tiveram a oportunidade de assistir apresentações em stands das instituições parceiras voltadas à pauta ambiental, como a Defesa Civil Municipal, que abordou informações para reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres naturais. Ressaltando as devidas providências a serem tomadas para antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas sendo a Prevenção, Mitigação, Resposta e Recuperação.
No stand da Vigilância Epidemiológica foi exposta uma apresentação de materiais educativos e amostras para observação das larvas do mosquito Aedes Aegypti.
O Projeto Óleo do Bem realizou palestras sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado e suas respectivas reutilizações como a produção do óleo biodiesel, sendo um biocombustível sustentável.
A Sabesp trouxe palestras para os alunos com o tema ETA - Estação de Tratamento da Água e ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, além da pauta lixo zero.
Já no stand do Corpo de Bombeiros foi trabalhada a pauta da prevenção à queimadas urbanas e seu impacto na sociedade.
ITAPETININGA