Com a proximidade do período de férias, a Guarda Civil de Itapetininga, sempre preocupada com ações preventivas, orienta para que não sejam utilizadas nas pipas e seus acessórios materiais cortantes.
Conhecidas popularmente como: CEROL (pó de vidro triturado e misturado à cola) e linha Chilena (pó de alumínio misturado à cola), esses materias oferecem altíssimo risco, sendo que no caso da “chilena”, o potêncial cortante da linha é maior que de uma faca. O município, já teve vítimas fatais e outras sofreram graves ferimentos graças a esse comportamento irresponsável. Além disso, as aves também sofrem com as consequências dessa brincadeira já que as linhas se tornam imperceptíveis no ar e frequentemente os pássaros se enroscam tendo partes do seu corpo decepadas.
Nas férias de julho, a Guarda Municipal e parceiros realizou a campanha de combate ao Cerol, realizou mais de 400 (quatrocentas) apreensões de carretéis de linha com substâncias cortantes.
A Lei Municipal nº 4.934/2005, proíbe o comércio dessas substâncias e também seu uso em pipas e rabiolas, prevendo multa de até R$ 7.695.00, para quem comercializa e utiliza nas pipas. O Código Penal também prevê responsabilidade criminosa a aquele que oferecer riscos a vida.
Fica a Dica
1. Monitorem seus filhos. Verifiquem as linhas e componentes das pipas;
2. Observe as companhias dos seus filhos;
3. Permita essa brincadeira apenas em locais seguros, nada de proximidades das redes elétricas e vias movimentadas;
4. Fique atento. Muitos utilizam a desculpa de empinar pipas, para comercializar substâncias ilícitas;
5. As crianças e adolescentes quando estão em grupo, tem seu comportamento alterado: correm distraídas entre veículos, sobem em muros e telhados;
Não permita que uma brincadeira de mais de 2 mil anos seja motivo para uma tragédia.
ITAPETININGA