Alunos Leitura Mania participam de seminário internacional

Cultura - Terça-feira, 01 de Dezembro de 2015


Alunos Leitura Mania participam de seminário internacional

Dia 11 de novembro, 20 alunos regularmente matriculados nas escolas da Zona Rural de Itapetininga, dos bairros do Rechã, Varginha, Conceição e Gramadinho, participaram do último dia do 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias em São Paulo para proporcionar aos presentes a vivência da mediação de leitura.

O Projeto Leitura-mania, realizado pela Biblioteca Municipal Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, selecionando para participar do 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias na categoria pôster digital, recebeu o convite para que os alunos integrantes realizassem a ação de mediar leitura junto à centenas de pessoas presentes no Salão Lilás no Centro de Convenções Rebouças.

O tema do 8º Seminário para este ano foi ‘Conectando comunidades, com a proposta de efetivar uma biblioteca viva, atenta, atuante e capaz de promover a construção coletiva, do espaço – biblioteca mais o usuário, aprendendo, planejando, construindo e avaliando com e para ele, e a comunidade’.

O Projeto Leitura-mania, idealizado pela Diretora de Cultura Milene França, tem como principal objetivo articular e fortalecer ações de leitura com os alunos dos 4º e 5º anos da zona rural, além de aperfeiçoar o leitor e formar mediadores de leitura, melhorando a capacidade de comunicação e enriquecimento do vocabulário.

E o que faz um mediador? Lê, mas não somente livros! O mediador abre um livro e a possibilidade de ler o livro, de ler a si mesmo e de ler o mundo. O mediador conecta o ouvinte com o objeto em questão: livro. Porém o ato de mediar também é um ato de transcender e possibilitar que o prazer em ler se faça presente na vida do outro que poderá se conectar com o livro apresentado, com o mediador, com o a comunidade, com o mundo. O mediador é o possibilitador de uma transformação, de uma conexão tanto da pessoa como do seu meio, pois aquele de lê muda, muda o meio e produz.

 

Assim, estes pequenos mediadores são protagonistas de mudança, e mais ainda mudança nos locais onde há menor acesso ao que é de direito do cidadão, acesso ao livro, leitura e cidadania.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA