O Hospital Regional de Itapetininga comemorou o Dia do Coração com aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de Massa Corporal, IMC, oferecidos gratuitamente à população. A ação foi realizado pela comissão de eventos, em parceria com as escolas técnicas de enfermagem SENAC e ETEC, sob coordenação do Prof. Edson Galvão.
Foram atendidas um total de 97 pessoas. Destas, 11 fazem acompanhamento com cardiologista, 42 são hipertensas e demandam acompanhamento médico. Mais de 60% dos atendidos apresentaram peso acima do normal (entre acima do peso, obesidade grau I, II e III), sendo apenas 17 pessoas avaliadas com peso normal.
Todos foram devidamente orientados a darem continuidade aos cuidados já que pesquisas comprovam que mais de 80% das doenças cardiovasculares são passíveis de prevenção e que a maioria dos casos é desencadeado pela hipertensão e obesidade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem por ano por esse tipo de enfermidade.
ITAPETININGA