A Prefeitura de Itapetininga assinou convênio junto ao Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo-IFSP, que permite a visitação dos nossos alunos e capacitação dos professores da rede municipal, com os equipamentos do Parque do Conhecimento.
Foi assinada também a documentação de transferência da área da prefeitura para o Instituto. A regularização fundiária daquela unidade de ensino permitirá maiores investimentos e a abertura de novos cursos no local.
O Instituto Federal oferece o espaço adequado e pessoal capacitado para utilização desses equipamentos. Por dia, são atendidos 120 alunos, e a meta é dobrar o número de alunos atendidos até o ano que vem.
O Professor Doutor Jhonny Nelson, coordenador do projeto, ressalta a importância da ciência na formação das crianças, “A ideia é observar a ciência com outros olhares, de diferentes formas, mas sempre contextualizado, partindo do pressuposto de que a ciência está totalmente inserida no cotidiano das pessoas.”.
O Professor também desmistifica a imagem da física como uma matéria chata, “A física é lúdica por natureza. Basta com que o professor, com recursos e formação adequada, utilize estratégias de ensino e aprendizagem que estimulem, principalmente, a observação e a metodologia científica com os alunos, independentemente da idade.”, ressalta.
Além de oferecer o curso que empregam os aparelhos, os profissionais especializados do instituto são preparados para habilitar professores municipais e, principalmente, alunos dos 4º e 5º anos do município, através de experimentos de física, possibilitados pelos equipamentos disponíveis.
Existem 5 áreas montadas no local, sendo Mecânica, Eletromagnetismo, Astronomia, Matemática e Mecânica de Fluídos. São aproximadamente 30 equipamentos montados e damos mais destaque aos equipamentos que trabalham com eletrostática, o gerador de van de Graff e a máquina eletrostática de Wimshurst e as bolhas de sabão, que fazem sucesso entre os alunos.
Visitação
O Parque do Conhecimento é frequentado pelos alunos dos 4ºs e 5ºs anos das escolas municipais de ensino fundamental de Itapetininga.
A visitação é monitorada pelos alunos do curso de licenciatura em física, que atenderão diariamente (de terça a sexta). O horário da visitação será pela manhã, das 08h às 12h e a tarde das 14h às 18h, de terça a sexta.
O atendimento aos alunos tem a coordenação técnica do Professor Doutor Jhonny Nelson, titular do curso de física do Instituto.
ITAPETININGA