A Prefeitura de Itapetininga celebrou, hoje, dia 21 de setembro, o Dia da Árvore de uma maneira especial. A gestão municipal lançou o Projeto “Plantando o Futuro”, no Hospital Municipal Dr. “Léo Orsi Bernardes”, o projeto de doação de mudas de árvores para cada criança que nascer na maternidade. A primeira a receber foi a recém-nascida, Isabella, na manhã desta quinta-feira.
Cada criança terá um QR Code para guardar as fotos. Com o tempo, a árvore irá crescendo e a criança também irá crescer. Cada um poderá levar toda a família para acompanhar a evolução da espécie plantada. Com o tempo, a criança se tornar avó e levará os netos para mostrá-la. E Deus colocou o destino para que Isabella fosse a primeira.
Serão doadas espécies preferencialmente nativas da região. O projeto contará com a participação da iniciativa privada e entidades da cidade. Durante o plantio, os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente irão realizar a orientação aos pais e apontar o local adequado.
Outras ações:
A Prefeitura de Itapetininga também distribuiu mudas na tradicional feira livre na Avenida Peixoto Gomide. No local, foi montado um ponto de entrega em que foram distribuídas 82 mudas frutíferas. A data do Dia da Árvore antecede a primavera para anunciar a chegada da estação das flores e traz à tona a necessidade de conscientizar a população quanto à preservação do meio ambiente.
Em seguida, a gestão municipal, com o apoio das crianças, realizou o plantio de novas árvores no Parque Ecológico “Regina Freire”, uma área revitalizada entre a Estância Conceição e o bairro Chapadinha. O novo espaço se tornou o principal ponto de atividades físicas e momentos de lazer próximo à natureza. Foram plantadas mudas da espécie Manacá-da-Serra, que é nativa da Mata Atlântica.
Para a administração, a participação das crianças na ação é fundamental para que mais pessoas sejam sensibilizadas sobre a importância do meio ambiente. O incentivo à ampliação dos plantios na cidade também é parte das ações para a qualidade de vida da população. Neste sentido, o investimento no verde no cenário urbano é fundamental também para a saúde. Segundo especialistas, o verde reflete numa vida mais saudável, pois evita as doenças respiratórias, já que as folhas atuam como filtros, absorvendo gases poluentes.
ITAPETININGA