A Secretaria de Serviços Públicos de Itapetininga removeu 74 toneladas resíduos inservíveis no Santa Inês e Jardim Dayse. O local, inapropriado para o descarte, foi encontrado entulhos da construção civil, podas de árvores, madeiras, plásticos e móveis velhos. O serviço de remoção evita surgimento de focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como a Dengue. Além disso, deixa a cidade mais limpa. O serviço foi realizado nesta quarta-feira, dia 16.
Quem for flagrado nessa prática pode ser penalizado com multa de até R$ 1,7 mil. Todo cidadão pode denunciar quem faz o descarte irregular de resíduos. Basta ligar pelo telefone 156 ou comparecer ao Atende Fácil da Paço Municipal ou da Vila Rio Branco informando sobre as áreas irregulares de materiais ou terrenos com resíduos. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização.
A orientação da administração municipal é que os inservíveis sejam levados ao Ponto de Entrega Voluntário (PEV), antigo Ecoponto. No local, as pessoas encontram caçambas identificadas para cada tipo de resíduo: materiais de construção civil, jardinagem (podas e galhos), madeiras e volumosos (mobílias como sofás e camas).
Também são entregues papelão, plásticos, metal, vidros (garrafas) e eletrônicos no PEV, pois há integrantes da Cooperita no local. O endereço é situado à rua Orlando Scotto, 289, Vila Prado. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e das 13h até 17h e sábado das 8h ao 12h. Fone (15) 3373-5309.
O PEV fica ao lado da Cooperita, entidade que recebe materiais reaproveitáveis. As pessoas podem também agendar com os integrantes da Cooperita para a retirada dos recicláveis em sua residência. O endereço da entidade é rua Orlando Scotto, 68, Vila Prado. Fone (15) 3373-5309.
ITAPETININGA