O ‘Dia 18 de Maio’ é dedicado à celebrar o Dia da Luta Antimanicomial. Para comemorar a data, a Rede de Atenção Psicossocial de Itapetininga vai promover um evento com o tema: “Por uma Sociedade Sem Manicômios...Ainda...”. Ideia é proporcionar um questionamento sobre formas de tratamento que privam as pessoas de sua liberdade por sofrerem de algum transtorno mental ou problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
O evento será no dia 22 de Maio das 10:00 às 14:00 no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, CAPS-AD, ‘Guacira Campos Rodrigues’ (Bairro Belo Horizonte) com reunião dos dois CAPS que apresentarão suas produções artísticas, culturais e esportivas.
Saiba mais
Hoje a Rede de Atenção Psicossocial no município está em expansão com o projeto de implantação do CAPS Infanto-Juvenil e do Serviço Residencial Terapêutico. Atualmente é composta de um CAPS II, que atende de forma intensiva pessoas com algum transtorno mental; um CAPS-ad que dá atenção às pessoas que tem algum problema com o uso de álcool ou outra droga; atendimento Ambulatorial de Saúde Mental responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas mentais de adultos no CIEMI; um Ambulatório de Saúde Mental no Núcleo da Criança. É importante salientar que a atenção à saúde mental está em expansão para a atenção básica por meio do NASF e com grupos de acolhimento psicológico nas unidades básicas de saúde objetivando a inclusão social, a extinção dos estigmas e sempre pensando que a liberdade é fundamental para o tratamento.
ITAPETININGA