O “Mutirão contra a Dengue” iniciou mais uma etapa nesta quinta-feira, dia 10, na Vila Palmeira. A equipe da Secretaria de Serviços Municipais recolhe os materiais inservíveis que possam armazenar água, eliminando assim o surgimento de focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti responsável por doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. O mutirão continua nesta sexta-feira, dia 11, na Vila Palmeira.
Serão utilizados diversos caminhões na limpeza. Essa iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras e Saúde. Aproximadamente 80 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga irão percorrer o bairro. Materiais como entulho, poda de árvores e madeira não são recolhidos pelas equipes e devem ser destinados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
O objetivo do Arrastão e Mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Durante a ação, as equipes do Controle de Vetores realizarão um trabalho coordenado com o apoio das secretarias municipais retirando materiais considerados inservíveis que os moradores devem deixar em frente às suas residências.
Descarte Correto
O descarte correto deve ser feito no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), mais conhecido como o Ecoponto. No local, as pessoas encontram caçambas identificadas por tipo de resíduo: construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O novo Ecoponto fica à rua Alceu Corrêa de Moraes 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente a Cooperita e funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 8h às 12 e das 13h às 17 horas.
Multa
A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, ao denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta acionar pelo fone 156, de segunda a sexta, das 9h às 17 horas ou ir até o Atende Fácil. A informação será apurada pelos setores de fiscalização e o descarte irregular prevê multa de R$ 1,7 mil.
ITAPETININGA