Com aproximadamente 500 convidados, o 3º Leilão Solidário na Expoagro de Itapetininga se consolidou na colaboração na área da saúde. Neste ano, foram arrecadados R$ 207,5 mil com os arremates de animais de raça, camisas autografadas de jogadores, violão de cantores, bebidas e objetos. O evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 13, no Recinto Acácio de Moraes Terra, na abertura oficial da 50ª Expoagro de Itapetininga. Todo o recurso será destinado para montar Posto de Coleta de Bolsa de Sangue, que será instalado no prédio da Policlínica.
Neste ano, a gestão municipal definiu como foco do Leilão Solidário que a arrecadação será aplicada para a compra de equipamentos para Posto de Coleta de Sangue.
Estavam presentes no Leilão Solidário, autoridades municipais, estaduais e federais, além de empresários, vereadores e lideranças políticas e sociais.
No Estado de São Paulo, são 410 mil propriedades, sendo 190 mil até 28 hectares.
Para o produtor rural Valentin Suchek, que foi doador do boi Canchin, o Leilão Solidário confirma “o peso” do agronegócio na economia da cidade. “É a agricultura contribuindo para saúde”, afirmou o pecuarista. “Esta iniciativa é uma contribuição importante que outras cidades poderiam seguir. Quando precisam, o campo que está presente”, afirmou o empresário. Ele elogiou as iniciativas da gestão municipal que manteve o projeto na cidade com a característica social.
Salvar vidas
Toda a aplicação de recursos será feita de forma transparente, com total lisura na compra de equipamentos e informações. Além disso, o mais importante é que Itapetininga terá um Posto de Coleta de Sangue, que será montado no prédio da Policlínica. Atualmente, os interessados em doar sangue em Itapetininga são obrigados a irem para Sorocaba. Com o projeto, a cidade terá maior independência nesta área para fornecer aos pacientes.
Outros dois leilões
Na realização do 1º Leilão Solidário, em 2018, foi comprado o primeiro mamógrafo público de Itapetininga que foi instalado no Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva” e para a aquisição de novas poltronas para o Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”. Em 2019, no 2º Leilão Solidário, foram arrecadados R$ 130 mil e os recursos foram aplicados na ampliação do Pronto Socorro Municipal do Hospital “Dr. Léo Orsi Bernardes”.
ITAPETININGA