A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetininga está realizando mutirão para intensificar o cadastramento dos usuários do SUS. De acordo com a pasta, o levantamento permite conhecer melhor os habitantes e suas condições de moradia. São 92 profissionais, com crachás e uniformes que visitam as casas com questionários formulados para a Atenção Básica de Saúde – SUS.
Este mapeamento, além de vincular a residência à unidade de saúde, facilita a aplicação de políticas públicas de diversos setores da gestão municipal. Com esses dados, o município capta recursos junto ao governo federal para desenvolver a oferta de serviços, como exames, vacinas e consultas, que reflete na qualidade do atendimento disponibilizado.
Com as visitas, são conhecidas as necessidades e as dificuldades específicas de cada família. Além de favorecer a saúde e promoção social, a renovação de dados busca corrigir possíveis inconsistências e conscientizar a todos sobre o cadastro do usuário do SUS. A administração municipal solicita que a população colabore e receba os agentes comunitários que visitará as casas de segunda a sábado, entre 8h e 17h.
ITAPETININGA