A Vila Belo Horizonte recebe o “Mutirão contra a Dengue” neste sábado e domingo, 26 e 27. Aproximadamente 70 servidores da Prefeitura de Itapetininga irão percorrer, a partir das 7h às 12h, as casas para recolher materiais inservíveis que possam armazenar a água, eliminando assim o surgimento de focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que os moradores separem e coloquem em suas calçadas todos itens inservíveis que possam acumular água. Serão utilizados caminhões e uma retroescavadeira na limpeza. Essa iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras e Saúde.
Independente de mutirões, os munícipes devem fiscalizar seus imóveis pelo menos uma vez por semana, a fim de prevenir a formação de criadouros do mosquito. O objetivo do Arrastão e Mutirão é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água.
Durante a ação, seis equipes do Controle de Vetores estarão realizando um trabalho coordenado com o apoio das secretarias municipais, retirando materiais considerados inservíveis que os moradores devem deixar em frente às suas residências. O próximo arrastão está previsto para os dias 10 e 11 de dezembro, no Jardim Bela Vista.
Programação:
26 e 27 de novembro – Vila Belo Horizonte
10 e 11 de dezembro - Jardim Bela Vista
(cronograma sujeito a alterações)
ITAPETININGA