Itapetininga se coloca mais uma vez como a ‘terra das escolas’ e comemora o resultado obtido pela rede municipal de educação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O município atingiu metas previstas somente para 2015 e 2017.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e pertence ao INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No ciclo inicial do ensino fundamental (1º ao 5º ano), Itapetininga pulou de 5,7 em 2011 para 6,0 em 2013, superando a meta prevista para o ano que era de 5,5. A rede municipal de educação em Itapetininga apresentou números melhores que a média do Estado de São Paulo (5,8) e da média nacional (4,9)*. Além disso, superou cidades da região como Tatuí, e ficou com o mesmo índice de grandes cidades como Sorocaba.
Dados são referentes a rede pública e municipal do ciclo inicial de educação (1º ao 5º ano)
Entenda o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Prefeitura trabalhando pela educação
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, está empenhada na construção de Escolas de Educação Infantil para atendimento pleno ao déficit de vagas para essa etapa, e para esse ano serão inauguradas mais 4 EMEIS, sendo 1 no Distrito do Tupi (60 vagas em período integral), 1 na Vila Belo Horizonte (120 vagas em período integral), 1 no Jardim Cambuí (120 vagas em período integral) e 1 na Vila Florestal (326 vagas em período integral), totalizando 626 novas vagas ainda esse ano. Para o ano que vem, serão entregues mais 12 novas EMEIS, que totalizará aproximadamente 1.800 vagas.
Todas as novas construções concebidas por essa administração serão projetadas e executadas para atendimento em período integral, para que todas as crianças tenham oportunidade ao acesso a educação infantil de qualidade.
Vale ressaltar que em Itapetininga, nascem em média 7 crianças ao dia, mais de 200 ao mês, e a maioria delas solicitam ingresso nas escolas municipais, portanto, o planejamento dessa administração é para que nenhuma criança fique fora da escola e todas estejam, no mínimo, 8 horas por dia na escola.
ITAPETININGA