A Prefeitura de Itapetininga inicia no próximo dia 03 de setembro, um novo ciclo de Arrastões contra a Dengue e Mutirões de Limpeza, ações que estão entre as principais estratégias desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Com programação prevista aos sábados, em bairros da área urbana e rural, os Arrastões contra a Dengue seguem até o mês de dezembro e contam com a parceria das Secretarias de Obras, Serviços, Meio Ambiente, Educação, Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento, além do apoio da Guarda Civil Municipal.
O objetivo é prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Durante a ação, seis equipes do Controle de Vetores estarão realizando um trabalho coordenado com o apoio das secretarias municipais, retirando materiais considerados inservíveis que os moradores devem deixar em frente às suas residências.
Participam dos arrastões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores que percorrem os bairros do município, de acordo com um cronograma elaborado pelas equipes.
A ação acontece anualmente em Itapetininga e a expectativa do Departamento de Vigilância Epidemiológica é de que a quantidade de materiais recolhidos durante todo o período neste ano supere as 900 toneladas, total aproximado de resíduos removidos em 2021.
Ainda, segundo a Vigilância Epidemiológica do município, estratégias como os arrastões, associadas a diversas outras iniciativas de combate e prevenção, têm sido decisivas para a queda acentuada nas estatísticas da dengue em Itapetininga.
Neste ano, até dia 26 de agosto, o município registrava 74 casos positivos da doença, uma redução de 95,2% em um comparativo com o mesmo período de 2021, quando a cidade registrava 1.551 casos. Além disso, com relação à chikungunya, a queda foi de 100%, com 04 casos em 2021 e nenhum registro positivo neste ano até o momento. Já sobre as confirmações de Zika Vírus, nenhum caso foi contabilizado em 2021 e 2022.
Como o Arrastão vai funcionar?
De acordo com o cronograma, a população pode colaborar colocando na calçada em frente à sua casa os materiais que queiram descartar. É muito importante que os moradores deixem os resíduos na calçada na data correspondente à programação de seu bairro, das 7 às 12 horas.
O Arrastão contará também com o uso de caminhões e retroescavadeiras para realizar a limpeza de eventuais “bolsões de lixo”, localizados nos bairros atendidos.
ARRASTÕES CONTRA A DENGUE E MUTIRÕES DE LIMPEZA
(Deixar os resíduos na calçada na data correspondente à programação de seu bairro, das 7 às 12 horas)
Programação:
03 de setembro - Vila Santana (parte alta) e Vila José Salem
10 de setembro - Vila Santana (parte baixa)
24 de setembro - Jardim Santa Inês
01 de outubro - Vila Piedade
8 e 9 de outubro – Distrito do Rechã
22 e 23 de outubro – Distrito do Tupy
12 e 13 de novembro - Vila Arruda
26 e 27 de novembro – Vila Belo Horizonte
10 e 11 de dezembro - Jardim Bela Vista
(cronograma sujeito a alterações
ITAPETININGA