A multinacional japonesa, Toyoda GDBR, confirmou a instalação de sua primeira unidade na América do Sul, que será em Itapetininga.
Executivos da empresa vieram do Japão para uma reunião com o prefeito e sua equipe de Secretários e Assessores que cuidavam do projeto, onde foram definidos os detalhes da instalação no município.
A prefeitura apresentou aos diretores da Toyoda os atrativos do município para receber o investimento, os deixando motivados a investirem em Itapetininga e instalarem a primeira indústria do setor de autopeças da cidade.
A Toyoda informou que deve investir aproximadamente 90 milhões de reais na construção da nova fábrica em Itapetininga, gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos. A previsão de faturamento deve chegar a 60 milhões por ano dentro de pouco tempo, contribuindo para a geração de novos empregos e aumento da arrecadação municipal.
A área da futura fábrica da Toyoda Gosei tem cerca de 220 mil m2 e está localizada na Avenida Olavo Egydio Setúbal, no Bairro Ponte Alta, zona industrial de Itapetininga.
O local adquirido pela multinacional já abrigou uma fábrica de massas desativada há alguns anos. O imóvel terá sua ampliação para abrigar a linha de produção de autopeças, com as obras começando ainda nesse semestre. A previsão do início da produção é para 2014.
A Toyoda GDBR é uma das principais fornecedoras da montadora de veículos Toyota, instalada em Sorocaba, e vem para Itapetininga para produzir não só para a compatriota Toyota, mas também para outras montadoras instaladas no Brasil.
A futura fábrica de Itapetininga deve produzir materiais utilizados na parte interna de veículos, como airbags, painel de instrumentos, entre outras peças e acessórios. A Toyoda Gosei no Brasil usará o nome de GDBR.
De acordo com a nova gestão municipal, é de extrema importância Itapetininga receber uma indústria de autopeças, pois com a proximidade com Sorocaba, pode atrair novos investimentos do setor para atender tanto a Toyota em Sorocaba, bem como, as demais montadoras localizadas no país.
Itapetininga mantém negociações com outras empresas do setor e que apesar da forte concorrência de outras cidades, inclusive de outros Estados, o município tem condições de atrair novos investimentos industriais. O apoio e o bom relacionamento com a Investe SP, agência de fomento industrial do Governo Paulista, que participa dos projetos junto com a Prefeitura também são fundamentais.
Esta é a primeira de muitas indústrias que o novo governo pretende atrair para Itapetininga. Uma nova reunião já foi marcada entre executivos da Toyoda e a equipe da Prefeitura para tratar de detalhes sobre o início das obras da fábrica, que deve ocorrer no final deste mês.
ITAPETININGA