Os técnicos da Vigiância Epidemiológica mantém as ações ativas contra a dengue. Nesta quinta-feira, dia 12, foi realiza palestra para os alunos da EMEF Francisco Fabiano Alves, no Central Parque 4L. As atividades fazem parte da Patrulha Mirim contra a Dengue. No mesmo dia, a equipe da Vigilância fez nebulização nas casas no Jardim Bela Vista.
Durante o evento na escola, as crianças e os adolescentes foram informados quais são as medidas simples para evitar transmissão da doença no dia a dia. Com a palestra, a Vigilância espera criar uma Patrulha Contra a Dengue no bairro.
O trabalho tem como finalidade mobilizar os estudantes. A partir disso, levar orientações adequadas para suas famílias, amigos e vizinhos para ampliar a prevenção e reduzir o número de casos da doença em Itapetininga.
Já na Bela Vista, a equipe percorreu moradias com quintais com entulhos, pneus, poços, garrafas e latas. Foram aplicados inseticidas que matam apenas insetos na fase adulta. A nebulização é mais uma ferramenta contra os focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e Febre Amarela.
O uso do inseticida não é eficaz no combate ao mosquito na sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Portanto, na fase inicial, é uma responsabilidade compartilhada, explicam os técnicos da Vigilância Epidemiológica.
ITAPETININGA