Neste fim de semana, dias 23 e 24, o “Mutirão contra a Dengue” será realizado no distrito do Rechã. Aproximadamente 70 servidores da Prefeitura de Itapetininga irão percorrer as casas para recolher materiais inservíveis que possam armazer água, eliminando assim o surgimento de focos de criadouros do mosquito da Aedes Aegypti responsável por doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. Também serão informados sobre as causas, sintomas e formas de tratamento.
A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que os moradores separem e coloquem em suas calçadas todos itens inservíveis que possam acumular água. Caminhões da prefeitura passarão recolhendo os materiais. Serão utilizados quatro caminhões e uma retroescavadeira na limpeza. “O melhor remédio é não ter objeto que acumula água dentro de casa e no quintal”, avisam técnicos da Vigilância Epidemiológica.
No último fim semana, o “Mutirão contra a Dengue” aconteceu no distrito do Tupy. Foram retiradas 110 toneladas de materiais. 1.002 imóveis foram visitados. Desses, 698 receberam tratamento de larvicidas. Foram encontradas 146 casas fechadas, o que está dentro do padrão estatístico esperado pelo Estado de até 25%.
O “Mutirão contra a Dengue” é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Saúde, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Educação. A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo basta enviar uma foto com o endereço para o canal via whatsapp ItapeMelhor (15) 99815-4635, ou ainda, acionar o SAC 156, sempre de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização e esse descarte prevê multa de R$ 1,6 mil.
ITAPETININGA