Uma remessa com 1.580 doses da vacina contra a Covid-19, da universidade britânica de Oxford e pela farmacêutica americana AstraZeneca, fabricadas na Índia e trazidas ao Brasil pelo Ministério da Saúde, chegaram a Itapetininga na tarde desta quarta-feira (27).
As doses foram retiradas pela equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapetininga diretamente no GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica, órgão do governo Estadual que é responsável pela distribuição das vacinas aos municípios da região. O trajeto, de aproximadamente 80 Km, foi escoltado por equipes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A primeira remessa de doses foi encaminhada ao Lar São Vicente de Paulo, instituição de longa permanência que atende 85 idosos que estão em total isolamento desde março do ano passado.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação com a nova remessa recebida deve seguir com os profissionais da saúde de serviços públicos municipais, estaduais e federais e idosos de instituições de longa permanência, além de funcionários desses locais. Todos irão receber a primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford em seus locais de trabalho.
Há exatamente uma semana, a cidade recebia então, seu primeiro lote, da vacina CoronaVac, com 2.080 doses. De acordo com balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, mais de 1.700 profissionais de saúde já foram imunizados, 100% da linha de frente, entre eles equipes do Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”, Unimed Itapetininga, Policlínica e Samu.
ITAPETININGA