Com a proposta de ampliar as ações em humanização na assistência ao paciente, o Hospital Regional de Itapetininga – São Camilo – promoveu um curso de capacitação para formação de 56 agentes de Pastoral da Saúde. São membros voluntários de diferentes religiões que atuam diariamente com visitas aos leitos e levam mensagens de fé e espiritualidade em busca de minimizar o sofrimento do enfermo.
O grupo existe em todos os Hospitais Camilianos do Brasil e segue a Política da Pastoral da Saúde Nacional e do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde, ICAPS, que tem sede em São Paulo sob coordenação do Pe. Anísio Baldesin, o responsável pelo curso de formação de novos agentes.
Com a equipe completa, a Pastoral do Hospital Regional comemora a adesão de novos membros, já que foi implantada desde a entrada da gestão camiliana no final de 2013, e agora pode oferecer assistência em outras ações internas, como missas, cultos, doações aos mais necessitados, unção e outras missões religiosas.
A coordenadora da Pastoral do HRI, Issala Camargo, considerou o curso fundamental para a sequência do bom trabalho missionário. “Agradecemos imensamente a disponibilidade do Pe. Anísio e saudamos aos novos agentes para que entrem com motivação e dedicação total nas ações, pois sabemos que o processo de enfermidade é doloroso e muitas vezes a dor não é física e somente com pessoas e humanização pode ser minimizado”, afirma.
Interessados em ser voluntário, doar alimentos, vestuário, fraldas, itens de higiene pessoal ou infantil para auxílio às mães e enfermos basta fazer contato no 15-3275 7800 ramal 151.
ITAPETININGA