Neste sábado (30), o programa “Câmbio Verde” estará em frente à Escola Municipal “Profª Eudóxia Ferraz”, à rua Pedro Lopes de Almeida, das 10h às 12h.
O programa “Câmbio Verde” já recolheu 4 toneladas de resíduos em seis edições do projeto. Os detritos puderam ser trocados por aproximadamente mil quilos de alimentos.
O projeto consiste na troca de cada quatro quilos de material reciclável limpo por um quilo de alimento. Eram objetos que estavam na casa das pessoas e que muitas vezes acabariam parando nas nascentes, lagos e ribeirões e até no nosso rio Itapetininga. O “Câmbio Verde” aceita latas de alumínio, embalagem de água sanitária, margarina e detergente, garrafas PET, vidros, mangueiras, plástico filme, PVC, sacolas, papéis do tipo papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e misto.
Atendendo a pedidos de munícipes e para dar mais igualdade ao sistema de trocas devido ao peso maior dos materiais, a cada 10 kg de vidro ou papelão e papel será realizada a troca por 1 kg de alimento. Já as latinhas, metais, garrafas PET e plásticos permanecem com a troca sendo realizada com 4 kg de materiais por 1 kg de alimento.
“Queremos envolver as crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres para a importância da consciência ambiental e o reaproveitamento do material reciclável. Estes materiais podem retornar para a indústria ou serem reutilizados em outros setores prolongando os limitados recursos naturais”, afirmou a Chefe do Executivo. A ideia é sensibilizar o cidadão sobre a importância da separação de resíduos a partir da troca de recicláveis por alimentos.
Cooperita
Como parte do programa, um caminhão identificado sempre está nos locais indicados para o recolhimento dos materiais recicláveis. Todo o material será comercializado pela Cooperita. A diretora da Cooperita, Keitilin Feliciano Domingos Ribeira, disse que a atual gestão se preocupa com o meio ambiente e com a entidade. “A administração olhou para nós cooperados. Olhou para a nossa Cooperita. Vamos aumentar a quantidade de material reciclável”, finaliza.
ITAPETININGA