O programa “Câmbio Verde” já recolheu 4 toneladas de resíduos em seis edições do projeto. Os detritos puderam ser trocados por aproximadamente mil quilos de alimentos. No sábado, dia 26, na região da Vila Belo Horizonte, foram levados 400 quilos de materiais, entre os papéis, papelão, plásticos, vidros, garrafas PET e latinhas. A próxima edição do programa “Câmbio Verde” será no Distrito do Tupy, dia 30 de novembro, das 10h às 12h.
O programa consiste na troca de cada quatro quilos de material reciclável limpo por um quilo de alimento. Eram objetos que estavam na casa das pessoas e que muitas vezes acabariam parando nas nascentes, lagos e ribeirões e até no nosso rio Itapetininga. O “Câmbio Verde” aceita latas de alumínio, embalagem de água sanitária, margarina e detergente, garrafas PET, vidros, mangueiras, plástico filme, PVC, sacolas, papéis do tipo papelão, jornais, livros, cadernos, papel branco e misto.
Atendendo a pedidos de munícipes e para dar mais igualdade ao sistema de trocas devido ao peso maior dos materiais, a cada 10 kg de vidro ou papelão e papel será realizada a troca por 1 kg de alimento. Já as latinhas, metais, garrafas PET e plásticos permanecem com a troca sendo realizada com 4 kg de materiais por 1 kg de alimento.
Cooperita
Como parte do programa, um caminhão identificado estará nos locais indicados para o recolhimento dos materiais recicláveis. Todo o material recolhido será comercializado pela Cooperita. A diretora da Cooperita, Keitilin Feliciano Domingos Ribeira, disse que a atual gestão se preocupa com o meio ambiente e com a entidade. “A administração olhou para nós cooperados. Olhou para a nossa Cooperita. Vamos aumentar a quantidade de material reciclável”, finaliza.
ITAPETININGA