A Secretaria de Saúde informa que a Rede de Atenção Psicossocial de Itapetininga retomou suas atividades normalmente. Algumas modificações foram realizadas para melhorar os cuidados às pessoas com sofrimento mental ou com problemas decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) voltaram a desenvolver suas atividades nos horários regulares, e para melhor cumprir a função primordial dos CAPS, que é a reinserção social, os usuários destes serviços terão passe livre no sistema de transporte coletivo municipal, podendo se locomover gratuitamente pela cidade e desta forma serem incluídos no seio da sociedade.
No ambulatório de saúde mental os atendimentos psicológicos serão aperfeiçoados e em psiquiatria a atenção será otimizada. A farmácia de medicamentos específicos, que antes funcionava no mesmo espaço do ambulatório foi transferida para a antiga farmácia municipal de manipulação, os usuário tem agora, atenção farmacêutica especializada além de evitar que eles se desloquem para vários setores para a retirada de seus medicamentos.
A atenção em saúde mental infanto-juvenil também retomou suas atividades com melhorias, aumentando as consultas em psiquiatria e reformulando o atendimento ao menor usuário de substancias psicoativas.
Outro fato de grande importância é a possibilidade de pacientes egressos de internações de longa permanência em hospitais psiquiátricos que retornaram aos seus lares terão direito de receber um auxilio-reabilitação psicossocial no valor de R$ 412,00 (quatrocentos e doze reais) para retomarem suas vidas.
Informamos ainda que no próximo ano a Rede de Atenção Psicossocial de Itapetininga receberá novos serviços para melhor atender às pessoas com sofrimento mental ou com problemas decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
ITAPETININGA