Para os moradores de Itapetininga que ainda não se vacinaram contra o Sarampo, esta é a oportunidade de se imunizar.
Foi lançada pelo Ministério da Saúde, numa parceria com as secretarias de Saúde estaduais e municipais, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A ação tem seu início no dia 07 de outubro e segue até 30 de novembro.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é realizada em todo o Brasil de forma seletiva em duas etapas, de acordo com o cronograma abaixo. De acordo com o Ministério da Saúde a campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no País.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, há doses disponíveis da vacina em todas as unidades de saúde da cidade. Paralelamente, o Departamento tem intensificado a busca ativa com equipes nas creches da rede municipal de ensino para levantamento e imunização de crianças de 6 meses a menores de 1 ano ainda não vacinadas. Além disso, está sendo realizada a vacinação em empresas a funcionários devido à grande concentração de pessoas e probabilidade de circulação do vírus.
Neste ano, até o momento, Itapetininga registrou três casos da doença e nenhum óbito.
CRONOGRAMA DA CAMPANHA:
Outubro – Dias 07 a 25:Vacinação de crianças entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Dia D será em 19/10.
Novembro – Dias 18 a 30: Vacinação de 20 a 29 anos. Dia D: 23/11.
Vale lembrar que os “Dias D” ocorrem das 08h00 às 16h00, nos dois sábados acima.
Todas as unidades da zona urbana e rural estarão abertas para receber a população.
Na zona rural todas as unidades de saúde sede estarão abertas, menos os postos volantes que farão a campanha nos dias de atendimento à população.
A Secretaria de Saúde de Itapetininga reforça a necessidade da vacina à população já que o sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa e que pode levar à morte.
ITAPETININGA