Cras Itinerante Especial foi um sucesso no Rechã em Itapetininga

Promoção Social - Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019


Cras Itinerante Especial foi um sucesso no Rechã em Itapetininga

Quem precisou tirar informações e participar de rodas de conversa não deixou de comparecer ao Rechã, durante visita do Cras Itinerante Especial, programa de auxílio a cidadãos de bairros rurais. Em uma ação multidisciplinar com diversas ações das secretarias municipais, o projeto “Participa Distrito” levou serviços mais perto do cidadão e ofereceu orientações, palestras e rodas de conversa com os seguintes temas: Funcionamento da Unidade de Saúde: programas na saúde ofertados (Hiperdia, saúde da criança, saúde da mulher, pré-natal, prevenção em saúde e saúde bucal). Diferença de atendimento do Programa Saúde da Família x Unidade de Atenção Básica (modelo tradicional) x Pronto Atendimento (PSF).

Projeto Adolescente também foi apresentado sobre saúde mental que abordou a ansiedade, depressão e automutilação (NASF), saúde sexual, explicando as doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência (NASF) e nutrição com transportes alimentares (NASF).

Nestas visitas, o Cras Itinerante orienta as pessoas sobre transferência de renda, Bolsa Família, benefício de prestação continuada, inclusão e atualização do Cadastro Único, oficinas, visitas domiciliares, entre muitos outros benefícios.

O objetivo principal do Cras Itinerante é auxiliar e orientar cidadãos de bairros distantes do centro a respeito de serviços sociais. Uma iniciativa da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Promoção Social, que semanalmente visita famílias residentes na área rural.

Durante a visita do Cras Itinerante Especial, também teve orientações e informações sobre a política atual da previdência e critérios para os benefícios. Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP). Projeto “Falar é Bom” que conscientiza a população sobre o atendimento à saúde mental na infância e adolescência. Levou palestras e rodas de conversa sobre bullyng, cyberbullyng, automutilação e demais temas desenvolvidos na adolescência e também sobre o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e Previdência Social, cadastro dos trabalhadores no banco de vagas do serviço e divulgação das vagas em aberta.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA