Carreta do Programa “Mulheres de Peito” da secretaria de Estado da Saúde inicia atendimentos na próxima terça-feira (27)

Saúde - Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019


Carreta do Programa “Mulheres de Peito” da secretaria de Estado da Saúde inicia atendimentos na próxima terça-feira (27)

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, estará em Itapetininga entre os dias 27 de agosto a 12 de setembro. O serviço-móvel ficará instalado na Praça dos Três Poderes “Desembargador Theodomiro Dias”, próximo ao Atende Fácil do Paço Municipal, no Jardim Marabá.

O serviço-móvel oferece mamografias grátis para mulheres. Serão distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 9h às 18h, e aos sábados, com distribuição de 25 senhas, com atendimento das 9h às 13h.

Mulheres de 35 a 49 anos devem comparecer ao local munidas de pedido médico, cartão SUS e RG. Já as mulheres acima de 50 anos devem levar apenas RG e Cartão SUS.

Estudos revelam que quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Ainda, de acordo com especialistas, não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso.

Considerado uma forma segura de diagnóstico, o exame pode salvar vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua.

O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. Por isso, o rastreamento tem o objetivo de facilitar o acesso ao exame de mamografia e agilizar o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas as pacientes serão encaminhadas para tratamento no Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”, serviço especializado gratuito disponibilizado pela Prefeitura de Itapetininga.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA