Divulgar a história do patrimônio local por meio do ensino coletivo de produção de história em quadrinhos. Este é o tema da Oficina "Revelando o Patrimônio Histórico em Quadrinhos", que será realizada no próximo sábado (3), das 14h às 18h, e domingo (4), das 9h às 13h, no Centro Cultural e Histórico "Brasílio Ayres de Aguirre", localizado à praça Marechal Deodoro da Fonseca, s/n, no centro de Itapetininga.
A proposta da oficina, uma parceria da Prefeitura de Itapetininga, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Poiesis - Organização Social de Cultura e Programa Oficinas Culturais e ministrada pela cartunista e artista visual Magô Pool, é capacitar tecnicamente os alunos a desenvolverem uma história em quadrinhos, prevendo uma produção coletiva de uma HQ sobre o patrimônio do município, entendendo que o desenho sequencial é uma linguagem didática e acessível ao público.
As inscrições estão abertas até esta sexta-feira, dia 2, das 9 às 17 horas. Para se inscrever, o interessado deve enviar um e-mail para culturaitapeinsc@gmail.com, com o assunto "Inscrição – Oficina de HQ", com o nome completo, número de RG, data de nascimento e número de telefone para contato. É necessário ser maior de 16 anos. As aulas são de graça e a organização do evento ressalta que a seleção é realizada pela ordem das inscrições, limitada a 30 vagas.
Os participantes que tiverem, no mínimo, 75% de presença à oficina receberão certificados de conclusão.
Magô Poll
A cartunista e artista visual Magô Pool é formada em Comunicação Social com habilitação em RTV e pós-graduada em Gestão Cultural, com especialização em desenvolvimento e mercado. Magô atua desde 2006 na área de design e comunicação e, como cartunista, realizou trabalhos para grandes veículos de comunicação. Também desenvolveu ilustrações para revistas, jornais e portais nacionais e internacionais. Atua como membro do Coletivo Primas de Joana, formado apenas por mulheres que desenvolvem trabalhos visando o protagonismo feminino nas artes visuais. Também é diretora de arte responsável pelos projetos do Parque Tecnológico São José dos Campos. É especialista em inovação e criatividade, desenvolve oficinas, treinamentos e cursos focados em desenvolver o lado criativo das pessoas.
ITAPETININGA