Uma cidade mais limpa traz qualidade de vida e ajuda o meio ambiente. Desde o início da administração, foram intensificados os mutirões de limpeza, aliados com os projetos públicos que trouxeram melhorias no cenário urbano, como: Câmbio Verde, triplicação do número de bairros com coleta seletiva, criação do Ecoponto de Pneus, implantação do aplicativo para a denúncia para flagrantes de descarte inadequado de resíduos com #itapemelhor e ponto para recebimento de material eletrônico.
Na administração, 5.686 notificações foram emitidas. Neste ano, as denúncias que ocorriam pelo 156 tiveram um reforço virtual, com a implantação de um endereço eletrônico para as denúncias de descarte ilegal. A chefe do Executivo criou o “#itapemelhor”, com a possibilidade das pessoas enviarem fotos pelo whatsapp. As denúncias são anônimas. Não é preciso se identificar. #itapemelhor é acessado pelo fone (15) 99815-4635. “O sucesso foi total, pois em cada bairro as pessoas puderam colaborar e evitar novos surgimentos de focos da dengue”, disse a chefe do Executivo.
Até 24 de julho, somaram 1.627 notificações de mato alto e sujeira acumulada nos imóveis, mais que o registrado ao longo do ano anterior. O receio da multa, que alcança R$ 1.625,14, contribui para que as pessoas corram para limpar os terrenos. As multas atingiram 196 pessoas, os demais limparam a área apontada pelos moradores e fiscais da prefeitura. As ausências de muros e calçadas sujas observaram-se em 512 imóveis. Deste total, 101 proprietários não tomaram providências e foram multados, os demais resolveram o problema apontado.
Em 2018, a administração municipal registrou 1.152 notificações aos proprietários de terreno com sujeira e mato alto. Uma pequena parte se converteu em multas, precisamente 205 imóveis. Os demais donos fizeram a remoção dos resíduos e mato alto dentro da data estabelecida pela lei municipal. Relativos à falta de muro e calçada suja, foram 471 autos de infrações, deste total, a fiscalização emitiu 83 multas. Já a outra parcela solucionou o problema apontado.
Em 2017, ocorreram 1.375 registros sobre a falta de limpeza em terrenos, deste total, 253 proprietários de terrenos e veículos não tomaram providências e receberam multas. Os demais donos dos imóveis e veículos trataram de remover os resíduos e mato alto. Sobre a falta de muro e calçada suja, anotaram-se 549 avisos. A fiscalização emitiu 93 multas, os demais resolveram o problema apontado.
Valor da Multa: multa alcança até R$ 1.625,14. O valor vai para a dívida ativa do cadastro do imóvel e no caso do veículo é uma infração de trânsito que, de acordo com o Artigo 172, é considerada média, com multa, além de 4 pontos na CNH.
Câmbio Verde: O programa consiste na troca de material reciclável limpo por alimento. A ideia é sensibilizar o cidadão sobre a importância da separação de resíduos a partir da troca de recicláveis por alimentos, com a correta destinação final dos resíduos.
Coleta Seletiva: Foi triplicado o número de bairros com coleta seletiva. Eram atendidos 10 bairros e 7 condomínios. Com um novo caminhão, a coleta alcançará 30 bairros e 17 condomínios. Isso gera mais renda à Cooperita.
Ecoponto de Pneus: Com o apoio da administração, a empresa Coleta Reversa se tornou o primeiro Ecoponto de pneus usados de Itapetininga. São retiradas 300 toneladas mensais do material de borracharias e lojas conferindo uma destinação correta do material.
#itapemelhor: Pelo aplicativo do Whatsapp, o cidadão pode fazer a denúncia para flagrantes de descarte inadequado de resíduos. A aplicação de multa impediu o surgimento de pontos ilegais de descarte que traziam sérios riscos para o surgimento de focos da dengue.
Material Eletrônico: Em 2018, começou a coleta de material eletrônico pela Cooperita. O recolhimento que era realizado uma vez por ano, agora pode ser entregue na sede da entidade qualquer dia da semana. Com esta logística reversa, todo o material retorna aos setores industriais.
Cooperita reforçada: Com um caminhão novo para a entidade, a cooperativa tinha 16 integrantes. Atualmente são 24. Desde o início da gestão, a coleta seletiva de material reciclável saltou de 30 para 43 toneladas mensais. A expectativa é que aumente em mais de 50% o volume recolhido.
Cada Gota Vale: em parceria com a prefeitura, são 46 pontos de coleta de óleo de cozinha usados que são entregues em escolas municipais, estaduais, particulares, condomínios, restaurantes e Centro Cultural e Histórico, um dos principais pontos turísticos de Itapetininga.
Lixeira Ecológica: As “lixeiras ecológicas” são confeccionadas, ao custo zero, a partir de pneus reciclados e atendem aos padrões de sustentabilidade preconizados por órgãos ambientais nacionais e internacionais. Foram distribuídas em ruas, avenidas, escolas e áreas públicas.
Anote aí os contatos para todos serviços:
#itapemelhor: Fone (15) 99815-4635. Envio de fotos sobre flagrantes de descarte de material descartável, com endereço e número. Qualquer horário.
156: Ligações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Atende Fácil: Os interessados podem comparecer às unidades do Atende Fácil no Paço Municipal, à praça dos Três Poderes “Desembargador Theodomiro Dias” e na Vila Rio Branco, que fica à rua Padre Antônio Brunetti, 501, para protocolar os pedidos de limpeza.
Pneus: Empresa está instalada à rua Antônia de Medeiros Ferreira, 204, Jardim Bela Vista. Fone: (15) 3217-3432 ou (15) 99623-2713. Horário de funcionamento: 7h às 17h de segunda a sexta.
Cooperita: Podem ser entregues ou agendados a entrega de Materiais recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio). Endereço à rua Orlando Scotto, 68, Vila Prado. Fone (15) 3373-5309. Horário de funcionamento: 7h às 17h de segunda a sexta.
Cada Gota Vale: São 46 postos de recolhimento de óleo de cozinha usado.
Material Eletrônico: Endereço à rua Orlando Scotto, 68, Vila Prado. Fone (15) 3373-5309. Horário de funcionamento: 7h às 17h, de segunda a sexta.
Ecoponto de Entulho e Restos de Poda: Endereço à rua Orlando Scotto, 289, Vila Prado. Limite de 3 m³ de resíduos de material de construção civil, além de móveis, podas de árvores e inservíveis. Fone (15) 3373-5309. Horário de funcionamento: 8h às 17h de segunda a sexta e sábado das 8h ao 12h.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (15) 3376-9604 ou 33769600.
ITAPETININGA