Mais de 30 visitas técnicas foram realizadas nestes primeiros meses em propriedades rurais de Itapetininga. Nesta semana, os produtores Joaquim Antunes Neto e José da Silva Bueno, moradores do bairro Faxinal do Rio Acima, receberam orientações técnicas com relação a atividade leiteira.
Procedeu-se com o planejamento da propriedade, recomendação de adubação e levantamento dos dados zootécnicos e econômicos.
No mesmo dia, foi feita uma visita à Unidade Demonstrativa do Projeto Produção Correta, do produtor Nilton Pirico, também no bairro Faxinal do Rio Acima. No local, foi realizada a avaliação do desenvolvimento da cultura do pimentão, bem como o controle de praga e nutrição da planta.
De acordo com o técnico da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento de Itapetininga, o cultivo do pimentão pode ser feito tanto em campo aberto quanto em estufas, sendo o cultivo em campo aberto responsável pela grande maioria da área ocupada com esse legume no Brasil, enquanto ao cultivo em estufas cabe a produção de frutos a serem comercializados maduros na coloração vermelha, amarela e outras.
Orientação em campo e diretamente com o produtor agrícola é um dos meios mais indicados para o fortalecimento do agronegócio. “Temos produtores em várias regiões do município, que é a terceira cidade em maior área territorial do Estado. Nossos técnicos também estão presentes nas áreas rurais como Morro do Alto, Varginha, Gramadinho e Conceição. Os produtos de Itapetininga são enviados para outros estados e até fora do Brasil. Por esse motivo, estamos com especialistas para dar suporte e dicas aos nossos produtores rurais”, enfatizou a chefe do Executivo.
ITAPETININGA