425 empresas são abertas em 5 meses, em Itapetininga

Trabalho e Desenvolvimento - Sexta-feira, 31 de Maio de 2019


425 empresas são abertas em 5 meses, em Itapetininga

Itapetininga registrou a abertura de 425 empresas em cinco meses em Itapetininga. Os dados são do Cadastro de Abertura de Empresas da Prefeitura de Itapetininga entre 1º de janeiro até 15 de maio. A confirmação de novos investimentos empresariais ocorre mesmo diante do recuo do Produto Interno Bruto (PIB) – que é soma de todas as riquezas produzidas – recuou 0,2% no primeiro trimestre de 2019.

Das empresas abertas, 68,2% são Microempreendedor Individual (MEI). De acordo com o Cadastro Municipal, são 290 novas MEIs em Itapetininga. Já o modelo tributário do Microempreendedor (ME), conhecido como o Simples Nacional, somou 83 novas firmas abertas entre 1º de janeiro a 15 de maio. Por fim, as tributáveis, que reúne empresas de diversos portes, alcançaram 52 novos empreendimentos em Itapetininga.

Praticamente, de cada duas empresas abertas, uma está relacionada ao setor de Serviços em geral. Entre 1ª de janeiro até 15 de maio, foram 184 firmas nesta área. A Construção Civil registrou 94 novos negócios e está tecnicamente empatada com o Comércio, que somou 92 empreendimentos. O ramo de alimentos ocupa o quarto lugar com 55 estabelecimentos formais. “Isso mostra que nossa economia é diversificada e que nossos empreendedores trabalham em diversos ramos”, informou a chefe do Executivo.

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA