Secretaria de Estado da Saúde inicia projeto de Construção de Referencial Epidemiológico

Saúde - Terça-feira, 08 de Outubro de 2013


Secretaria de Estado da Saúde inicia projeto de Construção de Referencial Epidemiológico

A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE dá início ao processo de construção de referencial epidemiológico 2013 sobre as condições de saúde bucal no Estado de São Paulo com a realização da FASE I do LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO SAÚDE BUCAL NOS MUNICÍPIOS - SB-SP 2013. O SB-SP- 2013, é um projeto de grande importância e pela primeira vez propõe-se um censo estadual, ou seja , que todos os municípios realizem o próprio levantamento, numa proposta de política sustentável onde incorpora-se a epidemiologia ao processo de trabalho municipal, a cada 4 anos. Não obstante, pretende-se, dar continuidade a construção de uma série histórica de modo a contribuir para as estratégias de avaliação e planejamento dos serviços, ao mesmo tempo em que consolida um modelo metodológico e demarca o campo de atuação de vigilância à saúde na Política de Saúde Bucal. Ressalta-se ainda que a epidemiologia é reconhecida como valiosa ferramenta para o conhecimento das condições de saúde da população, para o redirecionamento das práticas de saúde e para avaliação do impacto das medidas propostas; o seu estímulo é recomendado por meio de capacitações técnicas às equipes de saúde bucal nos serviços ou pela promoção de estudos de maior amplitude; consta no Plano Estadual de Saúde –PES 2012-15 e na própria lei de constituição do SUS.

Para a fase 1 do SB-SP 2013 será considerada:

• As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) contidas no manual ‘Oral Health Surveys: basic methods 4ª edicion” publicado em1997.

• A Escola como um espaço prioritário de cuidado em saúde, onde compreende-se que a cultura escolar con­figura e é instituinte de práticas socioculturais representativas das diferentes comunidades.

• As instruções e a metodologia detalhada constam no CADERNO DE INSTRUÇÕES – SB-SP 2013 da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Objetivos Específi­cos:

• Estimar para população de 5 e 12 anos de idade a prevalência de cárie dentária.

• Identificar na amostra de 5 anos de idade, a prevalência de alterações gengivais e, na amostra de 12 anos de idade, a prevalência de doença periodontal.

• Identificar na amostra de 12 anos de idade, a prevalência de fluorose dentária.

• Estimar as necessidades de tratamento relacionadas com a cárie dentária.

• Fornecer subsídios relativos à saúde bucal aos profi­ssionais e gestores das áreas de saúde, educação, planejamento e administração.

• Fortalecer as ações de saúde bucal nas escolas de forma articulada com as políticas públicas de saúde e da rede pública de ensino, como estratégia para potencializar recursos, envolver as comunidades, priorizar as vulnerabilidades e riscos, como também para possibilitar o monitoramento e análise da efetividade das ações propostas.

 

 

Prefeitura Municipal


ITAPETININGA