Capacitação e Assistência Técnica a produtores rurais são desenvolvidas pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento e da Casa da Agricultura Municipalizada de Itapetininga.
Muitos produtores passaram a incrementar as atividades, através de diferentes nichos de mercado, como oportunidade para o aumento da renda familiar, contribuindo também, para a economia do município.
É o caso do produtor José Vieira Tavares de Albuquerque, proprietário do Sítio Santa Maria, no bairro Campo Largo, que atua na produção de leite de búfala e olerícolas. Dentre as várias capacitações promovidas pela Prefeitura de Itapetininga, ele participou do curso sobre “Cultivo de Tomate Orgânico”, em parceria com o SENAR, e o de Gestão na Cadeia Produtiva do Leite, em parceria com o SEBRAE.
O produtor também participou de palestras sobre legislação, como a Rastreabilidade na Cadeia de Hortifruticultura, o Cadastramento obrigatório de Compras de Defensivos Agrícolas - GEDAVE e o Destino correto de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, além de Dias de Campo do Projeto Produção Correta para pepino, tomate e pimentão, e aplicação adequada de agroquímicos, por meio do Programa Aplique Bem.
O produtor rural, José Vieira, era um produtor convencional até três anos atrás e então decidiu partir para uma nova faceta de empreendimento, a produção orgânica, percebendo nesse o caminho para diversificar a produção e garantir melhor renda. No processo de transição, acabou por estocar produtos defensivos, não mais utilizados na produção orgânica e, graças à capacitação pertinente do GEDAVE, conseguiu se adequar legalmente quanto ao devido destino das embalagens e o descarte correto junto às empresas, por meio do auxílio da Defesa Agropecuária que recolheu os produtos na propriedade dele.
Pela capacitação “Gestão na Cadeia Produtiva do Leite”, ele pôde receber informações importantes quanto à melhoria da gestão, incremento tecnológico e de inovação, bem como a conquista e manutenção de novos mercados. Tal capacitação ainda contribuiu no processo de sucessão familiar do produtor, podendo inserir seus filhos na atividade. Além disso, José Vieira foi convidado, como potencial produtor no município, a conhecer a produção de leite orgânico de búfala, um diferencial na oferta do produto ao mercado cada vez mais exigente e preocupado com a qualidade dos alimentos.
Em visita recente ao produtor, o Diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Luiz Carlos de Carvalho Leitão, verificou a produção da família para a certificação de produção orgânica e parabenizou o trabalho realizado pela Casa da Agricultura Municipalizada de Itapetininga.
Hoje, a família toda está sendo certificada para produção orgânica de olerícolas, batata doce e, em breve, maracujá, pois agora o produtor também aderiu ao Projeto da Cadeia Produtiva do Maracujá, uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Este é mais um indicativo da confiança do produtor nos trabalhos de assistência técnica promovidos pelo município. Com isso, todos só têm a ganhar, seja o produtor por melhor desenvolver sua atividade, como o consumidor por ter alimentos seguros e de maior qualidade, e o meio ambiente por meio de uma produção sustentável.
ITAPETININGA