O Projeto Casa – Centro de Apoio Social ao Adolescente, iniciou o programa Jovem Aprendiz, onde diversos jovens, com idades entre 14 e 17 anos, serão preparados para atuar no segmento da silvicultura.
Conveniado com a Prefeitura de Itapetininga, por meio do Fundo Social de Solidariedade, o Projeto Casa oferece atividades variadas, com o objetivo de formar jovens cidadãos de bem, evitando desvios de conduta, visando à formação para o primeiro emprego, além de atividades pedagógicas e recreativas.
Segundo o presidente do Projeto Casa, Marco Antonio Bueno, ou Ruela, como é carinhosamente chamado, mais de 1.200 jovens se inscreveram para disputar as 46 vagas oferecidas para o curso.
José Carlos Almeida, proprietário da JFI, destacou que a parceria com Projeto Casa vem de longa data e a nova oportunidade oferecida vai qualificar os jovens para trabalhar, especialmente, com a extração de eucalipto.
Ana Paula Camargo e Josimara Domingues, respectivamente Gerente e Analista de RH da empresa, salienta que o curso vem contribuir para desenvolver competências de liderança e comportamentais, que fazem a diferença no mercado de trabalho, para que esses jovens possam ser mais competitivos.
Durante o curso, os jovens vivenciam a parte prática no campo e realizam as aulas teóricas no Projeto Casa.
“O jovem passa a ser qualificado e isso faz com que ele tenha mais chance no mercado de trabalho. Hoje não há tanta dificuldade na oferta de emprego, a maior dificuldade é encontrar pessoas qualificadas para preencher as vagas e isso o Projeto Casa está fazendo com excelência”, frisou a secretária de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento.
Para o Juiz da Infância e da Juventude, Dr. Alessandro Viana Vieira de Paula, “o jovem quando quer levar uma vida correta, quando quer se qualificar, quando quer abraçar as oportunidades, elas existem. Esse projeto nada mais é que uma oportunidade para os jovens”, disse.
Ruela destacou, ainda, que além do interesse dos jovens, da dedicação de funcionários, prefeitura e demais parceiros, o apoio da comunidade tem sido fundamental para o progresso dos projetos.
ITAPETININGA