A Prefeitura de Itapetininga, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica realiza entre os dias 11 e 25 de março, a 1ª Fase da Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios.
A Campanha será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e tem papel fundamental no diagnóstico precoce dos casos, que juntamente com início imediato do tratamento e avaliação, resulta no controle da doença.
O exame de baciloscopia de escarro é simples e essencial para o diagnóstico. Quem tiver tosse há mais de três semanas deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar o exame.
Além de tosse por mais de três semanas, também são sintomas da doença cansaço excessivo, sudorese noturna, falta de apetite, febre e emagrecimento. A tuberculose é causada pelo Bacilo de Koch (BK) ou Mycobacterium tuberculosis e pode afetar pulmões, ossos, rins e meninges.
Após o diagnóstico, o combate à doença tem início imediato. A tuberculose pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado pela bactéria. O tratamento é totalmente gratuito e tem duração de, no mínimo, seis meses e deve ser continuado até a alta médica. Em poucas semanas, o paciente para de transmitir a doença. A interrupção pode agravar o caso.
A Vigilância Epidemiológica orienta as pessoas que estiverem com um ou mais sintomas, a procurarem a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência e realizar o exame.
ITAPETININGA