Trata- se de um programa do Governo Federal para promover o acesso a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas, voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ele tem como público prioritário pessoas com idade de 14 a 59 anos, integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais, destacando a participação dos usuários de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.
Dentre os objetivos do programa destacamos:
Promover reflexões acerca dos temas relacionados ao trabalho;
Promover atividades que possibilitem aos usuários reconhecer suas potencialidades;
Acompanhar a trajetória no mundo do trabalho.
A proposta técnica e a metodologia definida pelo programa, será desenvolvida mediante Termo de Colaboração com o Instituto Geração, entidade selecionada através de Chamamento Público. As ações se darão por meio de Oficinas, na região abrangida pelas unidades dos CRAS.
O ciclo de Oficinas será composto de quatro encontros, com duração de três horas, uma vez por semana e terá como meta, o atendimento de até 400 pessoas, divididas em quatro turmas, no período de setembro a março de 2019.
As oficinas serão realizadas por meio de rodas de conversas, dinâmicas, exposição dialogada, troca de experiências e palestras com especialistas que auxiliará os participantes no desenvolvimento de competências para o ingresso e permanência no mercado de trabalho.
O programa prevê, após o término das oficinas, a organização de visitas monitoradas em Empresas, Fundações de Ensino e setores de intermediação de mão de obra como meio de apresentar para os participantes, as oportunidades ofertadas no município. Também realizará o encaminhamento, para aqueles que despertarem o interesse, em cursos de formação e qualificação profissional disponíveis e para os serviços com oferta de vagas para o mercado de trabalho.
Após a realização de todos esses ciclos os participantes serão acompanhados por um período, na sua trajetória no mercado de trabalho, frequência, desempenho e conclusão nos cursos para os quais foram encaminhados.
Portanto os interessados deverão procurar as unidades dos CRAS para sua inserção no programa.
Mais informações:
Secretaria de Promoção Social
(15) 3273-4792
CRAS Marina Caron
(15) 3373-5090
CRAS Padre José Maria
(15) 3275-4583
CRAS Rio Branco
(15) 3271-3804
CRAS Regiane Felix
(15) 3273-4424
ITAPETININGA