O tabagismo é uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo, segundo levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 estima-se que 7,5 milhões de pessoas irão morrer devido ao uso do tabaco.
Segundo pesquisa do INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 2015, somente no Brasil, o tabaco foi responsável por aproximadamente 155 mil mortes no ano.
As substâncias presentes no cigarro causam dependência, como também propiciam o aparecimento de doenças cardiovasculares, respiratórias, distúrbios do sono, complicações na gravidez, problemas odontológicos além de aumentarem as chances de fumante desenvolver algum tipo de câncer.
Diante deste cenário, a Prefeitura de Itapetininga por meio da Secretaria de Saúde tem desenvolvido oficinas de combate ao tabagismo. Neste primeiro momento serão desenvolvidas 2 oficinas com 30 participantes, totalizando 60 pessoas.
Nas oficinas os usuários da rede básica de saúde receberão orientações dos profissionais da saúde sobre os malefícios causados pelo uso do tabaco e dicas de como parar de fumar, bem como tratamento médico, farmacêutico, psicológico, nutricional e de educação física.
As oficinas serão ministradas por equipe multidisciplinar, que têm como objetivo incentivar e apoiar as mudanças de hábitos que irão facilitar ao usuário parar de fumar.
Dentre as melhorias na qualidade de vida ao deixar de fumar estão: redução dos níveis da pressão arterial, aumento dos níveis de oxigênio no sangue, redução das chances de sofrer ataque cardíaco, infarto entre outros.
Para mais informações procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Vale lembrar que devida limitação de vagas, poderá haver lista de espera.
ITAPETININGA