Em comemoração ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial” celebrado nesta sexta (18), a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II de Itapetininga, promove o “Sarau Cultural”, das 14 às 16 horas, no Plenário Humberto Pellegrini, na Câmara Municipal de Itapetininga.
O evento desta sexta-feira (18) tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a luta antimanicomial e apresentar os serviços oferecidos pelo CAPS II em Itapetininga.
Entre as atividades programadas está a exposição de trabalhos culturais dos frequentadores das oficinas desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial.
O Sarau Cultural é aberto ao público e é uma oportunidade da população ter contato com as terapias elaboradas para a reinserção dos atendidos à sociedade.
Programação:
14 h – Recepção e composição de mesa
14h40 às 15 h – Apresentação do Centro de Atenção Psicossocial
15 h às 15h30 – Exposição dos Trabalhos Culturais dos frequentadores do CAPS II
15h30 às 16 h – Expressões e intervenções culturais livres
“Dia Nacional da Luta Antimanicomial”
O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.
Serviço
Sarau Cultural em comemoração ao “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”
Data: 18 de maio
Horário: das 14 às 16 horas
Local: Plenário “Humberto Pellegrini” – Câmara Municipal de Itapetininga
Endereço: Rua José Soares Hungria, 489 – Jardim Marabá
ITAPETININGA