Respeitável Público: neste sábado (19), às 16h, na EMEF “José Gomes da Silva Neto” na Vila Sotemo, será apresentada a peça “Circo de Coisas”. A entrada é de graça.
Circo de Coisas é um circo onde os artistas são os objetos! Sem maquiagem ou adereços um pregador de roupas é o Equilibrista na corda bamba! Uma rolha de champanhe é o Homem Bala voador. O Homem mais Forte do Mundo, um macaco hidráulico. Ovos são acrobatas. Um processador de alimentos é o Mágico!
Circo de Coisas conta a história de dois clowns que chegam no palco para montar e apresentar um pequeno circo de coisas. Um espetáculo para “fazer rir” toda a família, ao mesmo tempo, em que resgata algo que não deveríamos ter perdido: a nossa capacidade de imaginar e ver o mundo de outra forma.
A pesquisa para criar o espetáculo Circo de Coisas, buscou retirar os rótulos dos objetos, e assim perceber que cada objeto escondia uma história, um desafio, uma vocação diferente daquela que os rótulos lhes convencionavam. A compreensão da identidade do personagem acontece sem adereços através da manipulação dos atores e, também, pela própria aparência do objeto, que simbolicamente remete ao protagonista.
Os clowns manipuladores Claudio Saltini e Sandro Gattone se colocam sempre em risco, sem máscaras, para que o trabalho se torne vivo e pulsante. As emoções dos seus personagens se misturam com as deles próprios. Essa comunhão é que dá vitalidade à cena e atraí a atenção do espectador.
O Circo de Coisas é uma “poesia dos objetos”: cada objeto não é só o que parece ser, ele pode ser um monte de coisas! Assim como faz uma criança quando brinca de faz-de-conta. Como disse Antoine de Sant – Exupéry: “O significado das coisas não reside nas próprias coisas, mas na nossa atitude relativamente a elas.
ITAPETININGA